2015-07-29

Subject: Icónico leão Cecil morto no Zimbabwe

Icónico leão Cecil morto no Zimbabwe

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ BBC

Um caçador pagou um suborno de US$55 a guias da vida selvagem para matar um leão icónico no Zimbabwe, revelaram os conservacionistas. As alegações de que um espanhol estava por trás da morte estão a ser investigadas referiu Johnny Rodrigues.

O leão, conhecido por Cecil, foi abatido com um arco e com uma espingarda, antes de ser decapitado e esfolado, acrescentou ele. O leão com 13 anos de idade era a maior atracção turística do famoso parque nacional Hwange no Zimbabwe. 

O Zimbabwe, como muitos outros países africanos, luta para controlar a caça ilegal e furtiva que ameaçam extinguir a sua vida selvagem. Rodrigues, chefe da Força de Intervenção para a Conservação do Zimbabwe considera que a utilização do arco e flecha é uma nova tendência dos caçadores para evitar a prisão: "É mais silencioso, se queres fazer alguma coisa ilegal, é a melhor maneira de o fazer."

No entanto, o leão, que tinham uma característica juba negra, não morreu imediatamente e foi seguido durante mais de 40 horas antes de ser abatido com a espingarda, esclareceu Rodrigues. O leão tinha uma coleira GPS para um projecto de investigação da Universidade de Oxford, Reino Unido, o que permitia às autoridades seguir-lhe os movimentos.

As seis crias de Cecil serão certamente mortas quando um novo leão vier tomar conta da sua família, para estimular as leoas a acasalar com ele, como sempre acontece na natureza, referem os conservacionistas.

 "É a natureza a seguir o seu curso", diz Rodrigues, que ainda assim considera a morte de Cecil uma tragédia. "Ele nunca fez mal a ninguém e era um dos mais belos animais que tínhamos."

Foi usado isco para atrair o leão para fora dos limites do parque nacional, uma táctica que os caçadores usam frequentemente para apresentar as suas acções como legais, diz ele. Dois guias foram presos e foi confirmado que o caçador era espanhol, "iremos expo-lo pelo que realmente é", acrescenta Rodrigues.

 

 

Saber mais:

Controlo do comércio de produtos de tigre faz aumentar vendas de ossos de leão

Porque rugem os tigres enquanto os gatos selvagens miam?

Pessoas roubam carne a leões selvagens

O fraco rugido dos leões híbridos vai ser calado

Dor de dentes torna leão "devorador de homens"

Caçadores instados a atirar sobre leões de focinho escuro

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2015


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com