2004-07-06

Subject: Leopardos matam pessoas em Bombaim

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Leopardos matam pessoas em Bombaim  

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Com o crescimento populacional descontrolado a tornar pouco claros os limites entre a cidade e o campo, já nem no centro da 5ª maior cidade do mundo o Homem está protegido dos predadores naturais.

Leopardos mataram já 14 pessoas este ano, 10 das quais no último mês, em Bombaim, uma cidade única por estar totalmente rodeada de floresta. No domingo passado, um adolescente de 18 anos foi arrastado da cama e um sacerdote de 50 anos pois morto perto do seu templo, nos arredores do Parque nacional de Sanjay Gandhi, na zona norte da capital financeira da Índia. 

Esta situação é um desastre conservacionista, temos que estudar o motivo porque os animais estão a sair do parque, algo que nunca fizeram antes, refere J. C. Daniel, antigo director da Bombay Natural History Society e que tem estudado a fauna selvagem local há 40 anos. 

O problema com os leopardos vai exactamente ao cerne do debate sobre o crescimento populacional e expansão de uma metrópole que as Nações Unidas consideram ser o lar de mais de 16 milhões de pessoas. 

Os ambientalistas culpam a falta de presas naturais na floresta, que obriga os cerca de 35 leopardos que vivem numa área 30 vezes superior ao Central Park de Nova York a caçar na cidade. O Parque Nacional de Bombaim fica a apenas alguns quilómetros de numerosas fábricas e do movimentado centro da industria cinematográfica indiana, conhecido por Bollywood. 

Nem de propósito, numa tentativa de solucionar o problema que parece saída de um guião cinematográfico, os guardas do parque tencionam iniciar a libertação de 500 porcos e dezenas de coelhos na floresta, esperando que estes satisfaçam a fome dos grandes felinos. 

Há mais de 2 anos que os leopardos vêm matando cães, gatos e mesmo aves de capoeira das tribos que vivem nas orlas do parque, mas apenas estes ataques às pessoas que vivem na cidade chamaram a atenção para o problema.. 

 

Daniel salientou que os californianos enfrentam um problema semelhante com os pumas, apesar do número de ataques relatados ser muito inferior e ocorrerem geralmente em subúrbios pouco povoados, não em zonas citadinas. 

As cerca de 100 cavernas e relevos budistas que existem na floresta são uma importante atracção turística e as belas colinas onde se localizam são muito populares para caminhadas e passeios

Os aldeãos deslocam-se para esta zona com os seus búfalos, galinhas e animais de estimação, tornando-se presas fáceis, refere Ashok Khot, Secretário de Estado das Florestas do estado de Maharashtra, de que Bombaim é a capital. O problema são as pessoas, elas estão a deslocar-se para terrenos que pertencem aos animais, continua Kho, que culpa igualmente os ricos e os pobres que se mudam para modernos arranha-céus ou bairros da lata nas imediações do parque.

É ilegal matar leopardos, uma espécie ameaçada em África e na Ásia, frequentemente abatida pela sua pele, pelo que os peritos da fauna selvagem com armaduras e capacetes vigiam atentamente a orla da floresta, enquanto guardas do parque montaram perto de 2 dúzias de jaulas em locais estratégicos para capturar e realojar os animais.

Um membro dessas equipas foi gravemente ferido na 2ª feira, no mesmo dia em que 3 leopardos que se julga terem morto pessoas foram capturados, mas pensa-se que muitos outros andaram pela zona.

Não podemos considerar o problema resolvido por enquanto, vamos continuar com as operações combinadas, diz S. W. Upasane, líder de uma dessas patrulhas. As pessoas que vivem na zona do parque também não estão mais sossegadas, usando foguetes para afugentar leopardos dos arbustos ao anoitecer, instalando luzes exteriores fortes e deslocando-se em grupo de noite.

 

 

Saber mais:

Maneaters

Leopard-man conflict

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com