2015-01-14

Subject: Sonecas regulares são cruciais para aprendizagem

Sonecas regulares são cruciais para aprendizagem

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

A chave para a aprendizagem e memória no início da vida é uma longa sesta, dizem os cientistas. Testes com 216 bebés até 12 meses de idade indicaram que, se não tivessem tido uma longa sesta logo a seguir, não conseguiam lembrar-se de novas tarefas.

A equipa de investigadores da Universidade de Sheffield sugere que o melhor momento para aprender pode ser imediatamente antes de adormecer e enfatiza a importância de ler ao deitar.

Segundo os peritos, o sono pode ser muito mais importante nos primeiros anos do que noutras idades pois é aí que mais tempo passam a dormir. No entanto, "sabe-se espantosamente pouco" sobre o papel do sono no primeiro ano de vida, dizem os investigadores.

Eles ensinaram bebés entre os seis e os 12 meses de idade três novas tarefas envolvendo brincar com fantoches de mão. Metade dos bebés dormiram no espaço de quatro horas após a aprendizagem, enquanto os restantes ou não dormiram de todo ou dormiram menos de 30 minutos.

No dia seguinte, os bebés foram encorajados a repetir o que tinham sido ensinados. Os resultados, publicados na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostraram que "dormir como um bebé" era vital para a aprendizagem.

Em média, uma tarefa e meia eram repetidas após uma soneca substancial mas se o tempo de sono era reduzido zero tarefas eram repetidas. Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield, refere: "Aqueles que dormem depois de aprenderem, aprendem bem, enquanto os que não dormem não aprendem de todo."

 
 

Segundo ela, assumia-se que "bem acordado era o melhor" para a aprendizagem mas, em vez disso, "se calhar são os acontecimentos imediatamente antes de dormir que são o mais importante". Assim, estas descobertas mostram o valor de ler para as crianças antes de adormecerem: "Os pais estão sempre a receber conselhos, alguns dizem que deve haver horas para dormir mas estas descobertas sugerem que alguma flexibilidade pode ser boa."

Um estudo do ano passado revelou os mecanismos da memória no sono ao mostrar como se formam novas ligações entre neurónios enquanto dormimos. "Pode ser que o sono seja mais importante em algumas idades mas isso ainda está por demonstrar", diz Derk-Jan Dijk, perito em sono na Universidade de Surrey.

Ele concorda que os bebés devem dormir o suficiente pR estimular a aprendizagem mas concentrá-la antes de adormecer pode não ser o ideal. "O que os dados mostram é que dormir após aprendizagem é positivo, não mostram que seja positivo ter sono durante a aprendizagem."

 

Saber mais:

Memórias semelhantes beneficiam de mais espaço no cérebro

Detestamos estar sozinhos com os nossos pensamentos!

Flashes de luz revelam como se formam as memórias

Medicamento ajuda a eliminar memórias traumáticas

Terapia do sono pode alterar más recordações

Cerrar o punho pode estimular a memória

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2015


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com