2004-06-28

Subject: Combates de ursos em crescimento no Paquistão

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Combates de ursos em crescimento no Paquistão 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O desporto ilegal de combates de ursos e cães, vulgarmente conhecido por bear baiting, está em pleno crescimento no Paquistão, enquanto as autoridades permanecem indiferentes, revelaram activistas dos direitos dos animais.

A chacina de ursos a que foram arrancados os dentes e as garras por matilhas de cães em espectáculos públicos mais de duplicou no ano passado, de acordo com a World Society for the Protection of Animals (WSPA).

As nossas tentativas de fazer com que as autoridades ajam foram recebidas com indiferença e mesmo ameaças e intimidações, refere Fakhar Abbas, gestor do projecto da WSPA no Paquistão. 

No entanto, um porta-voz do Alto Comissariado Paquistanês em Londres nega esta inacção oficial. Estas alegações são totalmente falsas, este tipo de situação era comum e agora é bastante rara, explica, ainda decorre mas em zonas rurais isoladas. O governo já prendeu numerosos envolvidos e salvou um certo número de animais.

A WSPA, uma estrutura internacional que inclui 449 organizações de defesa da vida selvagem e que opera em mais de 116 países, relata que os seus investigadores detectaram mais de 20 acontecimentos diferentes de bear-baiting em 2003, mais 10 que no ano anterior. Num desses acontecimentos, 12 ursos mutilados e centenas de cães estiveram envolvidos.

 

Colocamo-nos em grande risco quando revelamos a existência dos combates bear-baiting, e no entanto apenas vemos os nossos esforços a serem sistematicamente sabotados por barreiras burocráticas, avisos por baixo da mesa e confiscações misteriosas, após as quais os ursos desaparecem sem deixar traço, diz Abbas. Ele chega mesmo a acusar as autoridades locais de organizarem eles próprios alguns combates ou de lhes fornecerem segurança.

A organização conservacionista estima que devem restar menos de 300 ursos selvagens no Paquistão, com os animais adultos a serem caçados e mortos para que as crias possam ser vendidas.

O bear-baiting foi em tempos um "desporto" muito comum na Europa medieval, tendo sido introduzido no Paquistão pelos colonos ingleses. A WSPA considera que, actualmente, o Paquistão é o único país do mundo onde o bear-baiting ainda ocorre. 

 

 

Saber mais:

Bear baiting

Advisers refuse bear baiting ban proposal

Ajude a acabar com os combates de ursos e cães

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com