2003-10-22

Subject: Gang de caça furtiva ao rinoceronte detido

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do Boletim Informativo Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Gang de caça furtiva ao rinoceronte detido

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

As autoridades sul-africanas revelaram o desmantelamento de uma quadrilha trans-fronteiriça de caçadores furtivos, numa operação conjunta com as autoridades moçambicanas. Estas detenções levantaram a questão da segurança do parque natural trans-fronteiriço, já planeado. 

O primeiro incidente ocorreu no início de Setembro, quando a fêmea nos últimos estágios de gravidez foi encontrada abatida a tiro e com o corno removido no parque nacional Kruger. No início deste mês, dois rinocerontes brancos machos adultos foram abatidos a tiro e os seus cornos roubados. 

Os sul-africanos entraram imediatamente em contacto com os seus parceiros moçambicanos, com quem partilham uma fronteira de mais de 400 Km no parque Kruger, tendo detido os suspeitos já em terras de Moçambique, onde quatro cornos de rinoceronte foram apreendidos. 

Seis moçambicanos foram detidos pela polícia local devido a actividades relacionadas com a caça ilegal ao rinoceronte. As investigações continuam, tendo como base outros incidentes nos últimos dois anos, sendo esperadas novas detenções a todo o momento. 

O ministro sul-africano do ambiente referiu que esta colaboração deverá tranquilizar os interessados sobre a questão da segurança do planeado do parque do Grande Limpopo, que incluirá o parque Kruger na África do Sul, bem como reservas moçambicanas e do Zimbabwe. 

No entanto, activistas dos direitos dos animais têm questionado a sensatez de derrubar as cercas ao longo da fronteira do parque Kruger com Moçambique, antes de unidades especializadas de defesa anti-caça furtiva serem criadas. 

O chifre ou corno de rinoceronte é muito valorizado em muitas zonas da Ásia, pelas suas supostas qualidades medicinais, bem como no estado árabe do Yemen, onde é usado para o fabrico dos punhos das adagas tradicionais. 

 

 

 

 

Photo of a dead black rhino

 

Saber mais:   

Black Rhino- Poaching

Rhino Conservation

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo?? 

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2003


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com