2014-06-11

Subject: Bactéria implicada em ataques cardíacos relacionados com stress

 

Bactéria implicada em ataques cardíacos relacionados com stress

 

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ Nature/Bernard B. Lanter/Binghamton University

Há muito que pensa que o stress desencadeia ataques do coração mas o mecanismo permanece desconhecido. Agora, investigadores pensam que bactérias podem estar a desempenhar um papel: um estudo publicado na última edição da revista mBio sugere que as hormonas de stress podem quebrar tapetes de bactérias que crescem nas placas gordas das artérias, libertando as placas e causando enfartes ou ataques do coração.

Há anos que os investigadores suspeitam que bactérias infectam as placas das artérias endurecidas: As placas formam uma superfície em que as bactérias se podem prender e crescer em massas conhecidas por biofilmes. Para o testar, a equipa liderada pelo bacteriologista David Davies, da Universidade de Binghamton em Nova Iorque, analisou artérias de 15 pacientes com doenças cardiovasculares. Usando marcadores fluorescentes para DNA bacteriano, descobriram pelo menos 10 espécies de bactérias agrupadas nas placas, incluindo Pseudomonas aeruginosa, produtora de biofilmes.

Se estes biofilmes estão tão fortemente ligados às placas, podem ter um efeito na doença cardiovascular, diz Davies. As placas nos vasos sanguíneos normalmente são estáveis mas se se quebram e entram em circulação podem desencadear coágulos que provoquem ataques do coração ou enfartes.

Para testar esta ideia, os investigadores cultivaram P. aeruginosa em artérias artificiais feitas de tubos de silicone e esperaram que as bactérias formassem o biofilme. Seguidamente inundaram os tubos com a hormona de stress noradrenalina, que provocou a degradação do biofilme.

Os autores dizem que as hormonas de stress presentes no sangue levam a que as células do corpo libertem ferro para a circulação. O ferro faz com que bactérias como a P. aeruginosa produzam enzimas que cortam as ligações poliméricas que unem as bactérias na matriz do biofilme e as prendem à placa. A placa é degradada como danos colaterais, diz Davies. Apesar de ele considerar necessária mais investigação em animais e humanos, o trabalho "apresenta um potencial culpado completamente inesperado" para o mistério sobre a forma como as placas desencadeiam ataques do coração, acrescenta ele.

“É uma hipótese bastante intrigante", diz a microbióloga Primrose Freestone, da Universidade de Leicester, Reino Unido. Mas ela acrescenta que a quantidade de noradrenalina que os autores usaram na experiência é muito maior do que a que estaria presente no corpo humano.

Ainda assim, diz Freestone, é possível que os níveis de noradrenalina sejam algo elevados no local da placa e considera que o projecto pode servir como rampa de lançamento para os investigadores pensarem mais sobre o papel das bactérias nas doenças cardiovasculares.

Emil Kozarov, microbiólogo na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque, concorda que a ideia é interessante mas também gostaria de ver se a noradrenalina degradaria as placas em ratos injectados com as bactérias formadoras de biofilmes e se a noradrenalina dispersa os biofilmes formados por outras espécies bacterianas.

Davies diz que tenciona modelar o processo em ratos e também planeia determinar se as artérias de pessoas saudáveis contêm bactérias formadoras de biofilmes.

 

 

Saber mais:

Focas que mergulham profundamente revelam segredos do monóxido de carbono

Limitações de colesterol perdem o brilho

Ler a mente com um scan cerebral

O risco dos contraceptivos

Experiências em animais: um bom guia para os estudos clínicos?

Hormona do sangue devolve juventude a corações de ratos velhos

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2014


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com