2004-06-10

Subject: China descobre mais pandas selvagens

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

China descobre mais pandas selvagens

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

A espécie ameaçada mais famosa do mundo, o panda gigante chinês, parece estar em melhor situação do que se pensava. 

O governo chinês publicou os resultados de censo mais rigoroso algumas vez realizado na população de pandas gigantes. Este estudo encontrou cerca de 1600 animais a viver na natureza, 40% mais do que anteriormente considerado, embora estes números apenas revelem o rigor com que foi feito, é pouco provável que reflicta uma genuína recuperação da espécie. 

Devido aos métodos melhorados de realização do censo, obtivemos uma contagem muito mais rigorosa do número de animais existentes na natureza, onde estão e qual é o estado do seu habitat, refere James Harkness do World Wildlife Fund China.

Os resultados do censo serão muito úteis para garantir o progresso dos esforços de protecção nos próximos anos. 

Apenas há 15 anos, muitos ambientalistas previam a perda eminente do panda gigante, que lideravam a lista dos animais chineses raros sob protecção especial em 1962.

As suas florestas de bambu no oeste da China estavam a desaparecer rapidamente e pensava-se que apenas restavam 1000 pandas na natureza. 

 

O último estudo, o terceiro desde os anos 70 do século passado, representa um enorme sucesso dos esforços conservacionistas da China, mas nem tudo está devidamente claro. Os pandas foram seguidos através da análise dos seus excrementos, tendo-se obtido a localização e densidade populacional. 

A China tem actualmente 40 reservas para pandas, comparadas com as 13 existentes há 20 anos, pelo que cerca de 95% dos animais que vivem na natureza estão protegidos. 

Apesar da notícia de que existem mais pandas na natureza do que se pensava ser muito encorajadora, não significa que a espécie esteja fora de perigo, e muito menos que esteja a recuperar. 

A desflorestação e a caça furtiva pelas suas peles continuam a ser uma ameaça crucial à sobrevivência a longo prazo da espécie, refere o comunicado da WWF. 

 

 

Saber mais:

WWF

Chengdu Panda Research Base

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com