2004-05-27

Subject: Nasce primeira águia dourada "proveta"

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Nasce primeira águia dourada "proveta"

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Cientistas na Escócia tornaram-se os primeiros no mundo a usar esperma congelado para criar uma águia dourada. A cria de 3 semanas foi baptizada Crystal pelos investigadores da Universidade de Abertay.

Este acontecimento pode ajudar a salvar uma das aves de rapina mais ameaçadas, de acordo com a equipa que o conseguiu. O esperma congelado pode ser mantido eternamente, aguardando as condições de procriação ideais e aumenta a probabilidade de surgimento de programas internacionais para espécies raras.

O doutor Graham Wishart, biólogo e perito em reprodução de aves, refere que existem todo o tipo de obstáculos à criação de raptores em cativeiro, através de métodos naturais. As aves podem não estar preparadas para procriar ao mesmo tempo e, no caso de espécies ameaçadas, pode ser complicado compor o casal reprodutor se os poucos animais que restam estiverem espalhados pelo mundo.

As fundações para esta tentativa de criação foram iniciadas em 2001, quando o doutor Wishart e o seu colega Andrew Knowles-Brown, criaram com sucesso a primeira águia do mundo a partir de esperma crio-preservado. Thor, resultado de um cruzamento entre águia dourada e águia vulgar, foi criado através de um sistema de congelamento gradual do esperma.

O doutor Wishart descreveu a técnica de congelamento do esperma como sendo "ainda relativamente nova" e enfatizou que não deve ser vista como uma solução para os problemas enfrentados pelas espécies ameaçadas.

 

Crystal Knowles-Brown, também presidente do Scottish Hawking Club, referiu que os raptores são frequentemente vistos como problemas, tal como a águia careca, o ícone nacional dos Estados Unidos. Espero que o nosso trabalho com estas aves, especialmente com as que estão em risco de extinção na natureza, traga a questão da conservação para uma audiência mais geral.

Knowles-Brown foi bem sucedido, no mês passado, na criação de águias de cauda branca, pela primeira vez em cativeiro. Foram criadas por um processo de acasalamento natural e foram baptizadas Diamond e Pearl. Estas águias tinham-se extinguido no Reino Unido no início do século passado, mas foram agora reintroduzidas na Escócia.

 

 

Saber mais:

University of Abertay

RSPB

'Disastrous' year for golden eagles

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com