2013-04-24

Subject: Zonas climáticas vão alterar-se mais rapidamente num mundo em aquecimento

 

Zonas climáticas vão alterar-se mais rapidamente num mundo em aquecimento

 

Dificuldades em visualizar este e-mail? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ Nature/Donald M. Jones/Minden Pictures/FLPAAs zonas climáticas regionais da Terra vão deslocar-se mais rapidamente em resposta ao aquecimento global das próximas décadas, segundo um estudo publicado online na revista Nature Climate Change

Esta situação vai dificultar ainda mais a adaptação das espécies, elevando o risco de extinção.

“Se estas alt5erações estão a acontecer cada vez mais depressa, significa que os ecossistemas têm menos tempo para se adaptar”, diz Irina Mahlstein, investigadora de pós-doutoramento no Instituto Cooperativo de Investigação em Ciências Ambientais na Universidade do Colorado, Boulder, que liderou o estudo.

Ela e a sua equipa procuraram determinar se os ecossistemas poderiam sofrer “alterações de zonas climáticas descontroladas" acima de um certo limiar de temperatura, diz John Daniel, cientista climático na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) em Boulder e co-autor do estudo.

Dado que muitos governos procuraram limitar o aquecimento a menos de 2°C, um objectivo que parece cada vez menos atingível, os autores do estudo decidiram examinar de que forma o aquecimento acima dessa meta poderia afectar as zonas climáticas mundiais. Mas não encontraram evidências de um limiar crítico, em vez disso, a temperatura global e o ritmo de alterações nas zonas climáticas parecem subir de mão dada.

A equipa combinou dados de 13 modelos de simulação usando temperaturas e precipitação médias globais para estimar alterações nas zonas climáticas regionais, passadas e futuras, entre 1900 e 2098. 

De acordo com um cenário modelo, o ritmo de alterações das zonas climáticas praticamente duplica até ao final do século e cerca de um quinto da superfície continental da Terra sofre mudança de zona.

O estudo prevê prevê que os climas polares se reduzam, enquanto as regiões áridas se expandam. Grandes zonas da Terra passarão de Verões frescos para quentes e a latitudes baixas as regiões montanhosas mudarão de zona climática mais cedo que as zonas de baixa altitude em redor.

 

Estudos anteriores também examinaram de que forma os ecossistemas se alterarão num mundo em aquecimento. Uma investigação publicada na revista Nature em 2009 projectava a velocidade a que vários tipos de habitat, como desertos ou regiões tropicais, poderiam ser afectados pelas alterações climáticas e, consequentemente, a velocidade a que as espécies teriam que migrar para se manterem a par do seu habitat preferido. No entanto, este novo estudo é o primeiro a usar zonas climáticas, definidas por temperatura e precipitação, para analisar o ritmo de alteração.

Alan Townsend, ecologista na Universidade do Colorado, Boulder, que não esteve envolvido na pesquisa, diz que esta não analisa especificamente de que forma a geografia local irá afectar a resposta das espécies às alterações, uma limitação importante. “À medida que o clima muda, temos que descobrir para onde ir mas o problema envolve tanto a velocidade a que tens que ir, como a distância que tens que percorrer", diz ele.

Mas Townsend também concorda que alterações regionais do clima representarão grandes desafios para a conservação: “Por definição, isso irá colocar maior stress nas espécies que lá vivem, pois terão menos tempo para arranjar novas formas de sobreviver."

 

 

Saber mais:

Seca severa teve efeito duradouro no Amazonas

Aquecimento global culpado pelas ondas de calor

Alterações climáticas vão atingir a diversidade genética

Corujas mudam de cor com aquecimento global

Invernos quentes originam Verões com mais medusas

Marmotas engordam com alterações climáticas

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2013


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com