2004-05-17

Subject: Raça de cavalos ingleses em perigo 

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Raça de cavalos ingleses em perigo 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Um dos grandes símbolos ingleses, o cavalo do Shire, está em perigo de desaparecer, segundo alertam os peritos da Universidade de Warwick. 

Ken Young, membro da Shire Horse Society, considera que o número de éguas reprodutoras caiu cerca de um terço desde 1995, principalmente devido à perda das pequenas quintas e destilarias tradicionais. A última grande quebra do efectivo deste cavalo ocorreu após a 2ª Grande Guerra, com o aumento do uso de tractores e carrinhas. 

Segundo Young, apenas 150 potras nasceram no Reino Unido no ano passado, dos quais mais de 50 foram exportadas. Restam, assim, apenas 100 animais para aumentar o efectivo populacional, que não são suficientes para compensar as mortes por idade avançada. 

Muitos do que mantiveram o cavalo do Shire durante os anos 60 do século passado são agora idosos, não sendo capazes de olhar por estas majestosas criaturas, refere Young. Tratava-se principalmente de pequenos camponeses, cujas terras já não fornecem sustento para uma vida nos dias de hoje. Os seus filhos mudaram-se para a cidade e já não têm a ligação emocional com os cavalos de trabalho. 

Young considera que as pequenas destilarias e fábricas de cerveja, importantes utilizadores do cavalo do Shire, pelo menos como cartaz publicitário e trabalho de entregas, também estão a desaparecer. 

As suas campanhas publicitárias já não tiram partido da nostalgia da entrega por charrete, mas para uma geração que nunca viu cavalos do Shire fora das exposições, que já são poucas. 

O número de cavalos do Shire no Reino Unido tem vindo a decair mas há muita procura da raça no mercado americano e europeu, nos últimos 20 anos. 

 

Outras Notícias:

Descoberta nova espécie de peixe nas Seychelles

 

Esta espécie de peixe de água doce nunca foi vista em mais nenhuma lado e não se sabe o seu nome, sendo necessário mais trabalho taxonómico para o classificar adequadamente, explica Wilma Accouche, assistente de conservação do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais das ilhas. 

A descoberta, feita durante um inventário dos ecossistemas de água doce das Seychelles, perfaz um total de 3 espécies de peixes de água doce exclusivos das ilhas. 

Accouche considera que a descoberta só vem salientar a necessidade de proteger estes ecossistemas, especialmente nas zonas costeiras, onde a interacção com o Homem é maior. 

Accouche referiu ainda que duas espécies de crustáceos foram também descobertas e que o trabalho para as identificar ainda decorre no Museu de História Natural de Paris. São novas na região mas ainda não sabemos se existem noutros locais. 

 

 

Saber mais:

Shire Horse Society

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com