2012-10-15

Subject: Biodiversidade global avaliada em $76 mil milhões/ano

 

Biodiversidade global avaliada em $76 mil milhões/ano

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ Thinkstock/NatureA protecção de todas as espécies ameaçadas do mundo custará cerca de US$4 mil milhões por ano, segundo uma estimativa publicada na última edição da revista Science

Como se esse número não fosse assombroso o suficiente, os cientistas por trás do estudo também relatam que a conservação efectiva de áreas significativas em que estas espécies vivem pode fazer subir a conta para mais de $76 mil milhões por ano.

O líder do estudo Stuart Butchart, especialista em conservação da BirdLife International em Cambridge, Reino Unido, admite que os números parecem enormes, mas “em termos de orçamentos governamentais são bastante triviais”, diz ele, acrescentando que os governos já se comprometeram a realizar estas acções em tratados internacionais, apenas não sabiam quanto é isso ia custar.

Os investigadores também salientam que os custos anuais de uma conservação como deve ser são apena suma fracção do valor dos serviços fornecidos pelos ecossistemas naturais, como a polinização das colheitas ou os sumidouros de carbono, que se estimam andem entre os $2 triliões e os $6 triliões. “Estas somas não são notas, são investimentos em capital natural”, diz Butchart. “São insignificantes quando comparados com os benefícios que retiramos da natureza."

De acordo com a internacionalmente acordada Convenção para a Diversidade Biológica (CDB), os governos comprometeram-se a alcançar 20 metas de conservação até 2020, incluindo a melhoria do estatuto de conservação das espécies ameaçadas. Para chegar a números concretos de quanto isto poderá custar, Butchart e a sua equipa perguntaram a peritos em 211 espécies de aves ameaçadas que estimassem o custo de baixar o risco de extinção de cada uma delas em uma categoria (de criticamente ameaçado para ameaçado, por exemplo) da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Os investigadores concluíram que melhorar o estatuto de todas 1115 espécies de aves ameaçadas do mundo custaria entre $875 milhões e $1,23 mil milhões por ano durante a próxima década. Acrescentar outros animais aumenta o número para $3,41 a $4,76 mil milhões por ano.

 

Outra meta da CDB é proteger 17% da superfície terrestre da Terra. As estimativas são mais complicadas de fazer neste caso mas extrapolando a partir de preços de terrenos conhecidos e custos de gestão Butchart coloca o número em $76,1 mil milhões por ano.

Exactamente quanto está a ser gasto actualmente para que as metas da convenção sejam alcançadas não é claro mas os gastos terão de aumentar “pelo menos numa ordem de magnitude", diz Butchart. E apesar de haver grande quantidade de incerteza nestes números, os governos ainda os podem usar para começar a planear formas de alcançar as metas com as quais já se comprometeram.

Henrique Pereira, perito em conservação internacional na Universidade de Lisboa, Portugal, considera que apesar das incertezas inerentes à extrapolação dos dados de aves para todos os tipos de espécies, o trabalho "é extremamente inteligente". 

“Pela primeira vez temos uma estimativa de quanto estas metas podem custar. Para qualquer negociação que aconteçam nos próximos anos sobre as metas da CDB, estes números podem ser usados como referência." Mas Pereira também salienta que o número se refere apenas a duas das vinte metas acordadas na CDB: “Se olharmos para todo o leque de metas para 2020, a conta total tem que ser mais elevada." 

 

 

Saber mais:

Dez anos para resolver a crise da natureza

Perdas com a natureza ridicularizam a crise bancária

Destruição da natureza aumenta as dificuldades dos mais pobres

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org Pinterest simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2012


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com