2004-05-12

Subject: Triliões de cícadas assolam Estados Unidos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Triliões de cícadas assolam Estados Unidos 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Triliões de cícadas estão a acordar nos leste dos Estados Unidos, após um sono de 17 anos, no que os cientistas esperam ser a maior emergência de insectos do mundo. 

Os insectos alados, que têm vivido no subsolo onde se alimentaram de raízes de árvore, irão iniciar um frenético ciclo de acasalamento antes de morrerem em massa por volta de Junho. São totalmente inofensivos mas o seu chamamento de acasalamento é extremamente barulhento. 

CícadasAs cícadas devem enxamear mais de 14 estados do leste americano, incluindo Geórgia, Indiana, Kentucky, Nova York e Ohio.

Existem mais de uma dúzia de ninhadas de cícadas de 17 anos de cícadas, tal como algumas com 13 anos. As cícadas periódicas apenas podem ser encontradas no leste dos Estados Unidos. 

O perito em cícadas da Universidade do Indiana, Keith Clay, considera a ninhada deste ano, a ninhada X, a maior de sempre. Os insectos podem atingir densidades até 3000 Kg/hectare, explicou Clay na National Science Foundation. 

Juntamente com outros cientistas, ele planeia estudar o maciço emergir de insectos, numa tentativa de descobrir como evoluiu este ciclo de vida único. 

Os machos adultos iniciam o ciclo reprodutor com um longo e ruidoso chamamento para atrair as fêmeas. Cada espécie apresenta diferentes chamamentos de acasalamento: um parece o som de um fritura em óleo, enquanto outro parece um disco voador num filme. 

 

Após todos os adultos terem acasalado, as fêmeas abrem fendas em ramos de árvore, onde depositam até 600 ovos, pelo que os proprietários de casas de madeira e jardins já foram alertados para protegerem as árvores jovens e arbustos com redes. Depois da postura, todos os adultos morrem. 

Apodrecem muito depressa e cheiram mal alguns dias, até que tudo desaparece, explica Clay. Os ovos chocam em poucas semanas e as jovens cícadas enterram-se no solo, onde vivem 17 anos antes de emergirem e se transformarem em adultos reprodutores. 

As cícadas são frequentemente descritas como estúpidas pela sua incapacidade de se defenderem: são uma presa fácil tanto para aves como para cães. Nós, no entanto, preferimos o termo "alheio aos predadores", refere a bióloga da Universidade do Connecticut Christine Simon. 

De certeza facilita muito a vida daqueles que gostam de os comer, que referem que as jovens cícadas sabem a espargos enlatados. Os curiosos devem aproveitar esta chance pois o novo enxame gigantesco só deve surgir em 2021. 

 

 

Saber mais:

National Science Foundation

Cicada Watch 2004

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com