2012-09-03

Subject: Lobos cinzentos do Wyoming perdem protecção federal

 

Lobos cinzentos do Wyoming perdem protecção federal

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

Newsletter não segue Acordo Ortográfico

@ BBCO governo americano vai remover os lobos da sua lista de espécies ameaçadas no estado do Wyoming, permitindo ao estado abater os animais à vista na maioria do seu território.

A decisão do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos surge após 20 de implementação do programa destinado a retomar as populações de lobos, pelo que várias organizações conservacionistas já ameaçaram tomar medidas judiciais para contestar a decisão.

Em tempos já existiram perto de dois milhões de lobos cinzentos na América do Norte mas foram praticamente dizimados pelos comerciantes de peles e por caçadores na década de 1930.

Na década de 1990, pelo contrário, 14 lobos trazidos especialmente do Canadá começaram a reproduzir-se após a sua reintrodução no Parque Nacional Yellowstone no noroeste do Wyoming. Pensa-se que existam actualmente cerca de 270 lobos fora de Yellowstone.

De acordo com as novas regras, o estado do Wyoming está obrigado a manter pelo menos 10 casais reprodutores de lobos e não menos de 100 animais mas os rancheiros e agricultores locais há muito que alegam que os lobos atacam o seu gado e querem ser eles próprios capazes de controlar a sua população.

O governador do estado do Wyoming, Matt Mead, refere: "A população de lobos no Wyoming já recuperou e é apropriado que a responsabilidade da gestão do efectivo deste predadores seja devolvida ao estado." 

Os lobos cinzentos continuarão a ser protegidos em algumas zonas do estado mas ainda assim Jamie Rappaport Clark, presidente da organização conservacionista Defenders of Wildlife, apelidou a situação de "um final trágico para o que estava a ser uma das grandes histórias de sucesso da conservação da vida selvagem americana". Ele acrescenta que a sua organização irá seguir procedimentos judiciais para garantir a retoma da protecção aos lobos.

 

Já o director do Serviço de Pesca e Vida Selvagem americano reconhece que seria de esperar oposição à decisão: "Penso que se vai ouvir grande quantidade de retórica sobre mortes e armadilhas não regulamentadas, bem como sobre caça livre e zonas de tiro livre", diz Dan Ashe.

Os lobos dos Parques Nacionais Grand Teton e Yellowstone, da área protegida John D Rockefeller Jr Memorial e da reserva índia de Wind River estarão protegidos contra a caça.

As novas regras entrarão em vigor a partir de 30 de Setembro, estimando-se que existam actualmente outros 1100 lobos nos estados do Montana e do Idaho, bem como outras populações nos estados de Washington e Oregon.

 

 

Saber mais:

Estados Unidos e lobos cinzentos: abater ou não abater

Justiça devolve protecção a lobos americanos

4 dos lobos das Rockies mortos na primeira caçada em décadas

Matar lobos pelo gozo

 

Clique para ajudar!

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgGoogle + simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org

 

Arquivo  |  Partilhar Comentar |   Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  Subscrever | @ simbiotica.org, 2012


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com