2004-05-06

Subject: Plástico é o maior poluente do mundo

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Plástico é o maior poluente do mundo 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Pequenos pedaços de plástico e outras fibras de fabrico humano estão a contaminar os oceanos e zonas costeiras do mundo, revela um estudo agora publicado na revista Science

Mesmo camadas remotas e zonas aparentemente prístinas de areia e lama são agora compostos parcialmente por este tipo de lixo microscópico, formado a partir de lixo degradado. 

Este é o primeiro estudo a avaliar a acumulação de fragmentos de plástico nos sedimentos e na coluna de água, mas ainda não é claro quais serão os efeitos a longo prazo desta poluição. 

Uma equipa chefiada por cientistas da Universidade de Plymouth recolheu amostras de 17 praias e estuários em todo o Reino Unido, tendo procurado partículas que não parecessem naturais. 

Os investigadores descobriram que a maioria das amostras contêm evidências de uma grande variedade de plásticos ou polímeros sintéticos, incluindo nylon, poliéster e acrílicos. Também descobriram que quando os animais, poliquetas ou bivalves, se alimentam desse sedimento, os plásticos surgem nos seus corpos em apenas alguns dias.

Para testar se esta contaminação estaria a piorar, os cientistas analisaram amostras de plâncton recolhidas por navios científicos, entre a Escócia e a Islândia, desde os anos 60 do século passado. Descobriram que o conteúdo em plásticos tem vindo a aumentar significativamente ao longo do tempo.  

 

Dado que a equipa apenas procurou partículas com aspecto diferente do sedimento natural, acreditam que os níveis de contaminação por plásticos pode ser muito superior.  

O autor principal do estudo, Richard Thompson, refere: dada a durabilidade dos plásticos e de muitos produtos serem despejados no ambiente regularmente, este tipo de contaminação deverá continuar a aumentar. A nossa equipa está agora a trabalhar na identificação as possíveis consequências ambientais desta nova forma de contaminação. 

Uma preocupação reside na possibilidade dos químicos tóxicos se tornarem aderentes a partículas que os ajudem a subir na cadeia alimentar. A investigação sobre esta possibilidade ainda está a ser planeada mas o estudo agora publicado sugere que actualmente tudo é feito de plástico, até os oceanos. 

 

 

Saber mais:

Why can't we recycle all this plastic?

University of Plymouth

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com