2004-05-01

Subject: Peixe predador revela história do clima terrestre 

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Peixe predador revela história do clima terrestre 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

No filme de terror "Snakehead Terror", estreado no mês passado pela Sci-Fi Pictures, peixes assassinos mutantes atingem proporções monstruosas, devorando tudo o que alcançam. 

De facto, alguns "snakehead" Channa argus, uma espécie de perca, realmente causaram algum pânico há 2 anos quando foram capturados por pescadores do Maryland. Mas cientistas alemães acreditam que estes peixes anfíbios podem servir um propósito mais benigno, o de marcadores de alterações climáticas passadas. 

Os peixes "snakehead", pertencentes à família Channidae, são um grupo de peixes predadores de água doce, naturais de África e do sudeste asiático. Podem viver fora de água por longos períodos de tempo, saltar até 4 metros de altura e percorrer grandes distâncias em terra, o que causou o problema em Maryland, onde fora aparentemente libertados após terem sido comprados para um aquário. O medo da sua expansão descontrolada atingiu mesmo os "talk shows" televisivos.

Mas o estudo de Madelaine Böhme, paleontóloga da Universidade de Munique, pode ajudar a limpar a imagem pública dos "snakehead". A investigadora considera que a extensa história migratória do peixe pode dizer aos cientistas algo sobre o clima do passado. 

Böhme pesquisou centenas de depósitos de fósseis de peixes de água doce em busca da presença ou ausência de "snakeheads". Depois, usou a informação para reconstruir a história migratória e de extinção durante o período Miocénico, entre há 24 a 5 M.a. Esta informação fornece um bom indicador da precipitação de Verão, dado que a distribuição actual do peixe sugere que se encontram limitados a climas com com pelo menos um mês com 150 mm de precipitação e uma temperatura média de 20ºC. 

O que temos aqui é uma importante forma de sabermos a humidade e precipitação miocénica, muito difícil de obter de outra forma, explica William Hay, um paleoclimatólogo da Universidade do Colorado. Essa informação deverá ser muito útil no afinar dos modelos climatológicos, comparando as suas predições com o registo actual conhecido, conclui.

 

Durante os últimos 20 M.a., os "snakeheads" migraram duas vezes das suas origens nos Himalaias para regiões subtropicais e temperadas da África e Eurásia, relata Böhme. 

O estudo de Böhme sugere que as maiores migrações, as que decorreram há 17,5 M.a. e entre os 8 e os 4 M.a., devem ter estado associadas a alterações na circulação atmosférica no hemisfério norte, que terão conduzido à ocorrência de precipitação e humidade superiores no Verão em regiões antes secas. 

A presença de fósseis de "sankehead" em depósitos da Europa central indica que a região apresentou um clima muito mais quente e húmido, explica Böhme. Esta situação deve ter sido causada pela mudança para norte do chamado "equador meteorológico", uma faixa climática que de modo geral se situa ligeiramente a norte do equador. 

Apesar desta ser a primeira vez que a migração de peixes ter sido usada como indicador para o paleoclima, o efeito da alteração climática na dinâmica populacional já tem sido mencionada muitas vezes. Investigação com caribus e bois almiscarados em costas opostas da Groenlândia, por exemplo, já tinham revelado que as populações animais de diferentes espécies podem responder de forma sincronizada a alterações globais do clima em vastas regiões. 

 

 

Saber mais:

Man has been changing climate for 8,000 years

Global climate - no change

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com