2011-01-03

Subject: Expectativas científicas para 2011

 

Expectativas científicas para 2011

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

O Eemiano revelado 

O projecto de perfuração do gelo do Eemiano no norte da Groenlândia (NEEM) alcançou a rocha do fundo em Julho de 2010, a uma profundidade de mais de 2500 metros. Os frutos desse esforço devem ser vistos em breve, agora que os investigadores estão a analisar partículas e bolsas gasosas aprisionadas nos núcleos de gelo para revelar os detalhes do clima do período interglacial Riss-Würm (também conhecido por Eemiano no norte da Europa), que decorreu há 130 a 115 mil anos, quando a temperatura média global era cerca de  5°C acima da actual.

GWAS provam o seu valor 

Os estudos de associação de genomas inteiros (GWAS) revelaram numerosas associações entre doenças e regiões em particular do genoma mas, de forma algo frustrante, não revelaram grande coisa sobre a bioquímica por trás dessas associações. Em 2011, esperam-se desenvolvimentos sobre os mecanismos reais que explicam de que forma os genes e as regiões não codificantes afectam as patologias a que foram associados. Alguns dos objectivos mais importantes são o metabolismo, a obesidade e os diabetes.

Células estaminais prontas para estudo

Os investigadores já sabem como reprogramar as células humanas de forma a que se transformem em células estaminais pluripotentes induzidas (iPS) e daí obter outros tipos celulares: células da pele podem ser transformadas em células nervosas, por exemplo. Células iPS derivadas de um dado paciente serão cada vez mais utilizadas no estudo de patologias médicas, particularmente aquelas, como as perturbações psiquiátricas, para as quais não há bons modelos animais e pouca compreensão do que se passa no interior das células. Também serão usadas para analisar potenciais novos medicamentos e sondar a razão porque medicamentos existentes ajudam alguns pacientes mas não outros.

Explosão na sequenciação do genoma

Este ano o preço da sequenciação do genoma humano deve cair para US$1000 por genoma. À medida que as máquinas de sequenciação da próxima geração chegam ao mercado, o número de genomas humanos completamente sequenciados irá disparar.

 

Tratamento para a hepatite C

Ansiosamente aguardada para 2011 está a decisão por parte da Administração Americana para a Alimentação e Medicamentos sobre o telaprevir, que poderá aliviar a situação dos 3% da população mundial infectada com o vírus da hepatite C. O medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica Vertex de Cambridge, Massachusetts.

Biologia sintética multicelular

Os cientistas já não têm que enfiar a complicada biologia sintética numa única célula. No ano passado, investigadores conceberam uma colónia de bactérias que fluorescia periodicamente em uníssono e pode-se esperar muitos mais artigos que explorem o comportamento de conjuntos de células. O objectivo é explorar este trabalho de equipa para dar às bactérias funções úteis para o Homem, como a produção de medicamentos.

Último vaivém 

O último voo da frota de vaivéns da NASA está agendado para Abril, altura em que entregará o espectrómetro alfa-magnético (AMS) à Estação Espacial Internacional para a busca de antimatéria e matéria negra. No entanto, o congresso americano pode autorizar uma outra viagem em Novembro. Se o segundo lançamento de teste do Dragon, a nave desenvolvida pela firma de voo espacial comercial SpaceX de Hawthorne, Califórnia, for bem sucedido, o lançamento de uma nave privada com tripulação ou carga não está fora de questão.

Sondando o nosso lar

O GOCE, um satélite da NASA concebido para medir o campo gravítico da Terra com detalhe sem precedente, irá publicar os seus resultados no próximo ano e será utilizado para ajudar a monitorizar a subida do nível do mar. Entretanto, o satélite Aquarius será lançado para medir a salinidade dos oceanos e o Glory irá seguir a irradiância solar e os aerossóis.

 

 

Saber mais:

2010 - o Ano Internacional da Biodiversidade em revista

Top das 10 notícias mais importantes da década

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com