2010-12-31

Subject: Resoluções de Ano Novo para 2011

 

Resoluções de Ano Novo para 2011

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

É fácil pensar em todas as grandes alterações que vamos fazer no novo ano à medida que nos aproximamos do final deste 2010 mas por volta da segunda semana de Janeiro a maioria de nós já consegue encontrar desculpas para faltar ao ginásio.

Para que não caia nessa armadilha, eis algumas resoluções de Ano Novo tão fáceis que nenhum de nós terá desculpa para não as manter e que, ainda melhor, nos vão ajudar a poupar dinheiro, reduzir a nossa pegada ecológica e melhorar a Terra como um todo.

1. Combater a desflorestação a partir da cozinha

Provavelmente não compra óleo de palma por si só com grande frequência mas quase todas as prateleiras da sua cozinha o têm, sob a forma de alimentos embalados. O óleo de palma é um dos maiores contribuidores para o aquecimento global devido à maciça desflorestação que origina a sua produção. A destruição das florestas tropicais indonésias representa a libertação de dióxido de carbono do solo para o ar mas também a destruição do sumidouro de carbono que as árvores representam, para além do desaparecimento do habitat de animais ameaçados como o orangotango. A produção de carne de vaca no Brasil está a ter o mesmo efeito na Amazónia, logo prestar atenção à composição e origem dos produtos embalados pode fazer a diferença.

2. Plantar uma árvore

Uma resolução óbvia, não só amortiza parte da nossa pegada ecológica como combate a desflorestação noutros locais, traz algo de verde ao nosso bairro. Junte família, amigos e vizinhos e organize um pequeno evento com a ajuda das crianças, será pedagógico e muito divertido. 

3. Comprar menos coisas

Decida comprar e consumir menos, mesmo produtos verdes. Se decidir comprar, seja o que for, tenha atenção à origem e composição, de modo a tomar decisões acertadas: comprar uma jóia de ouro, por exemplo, provavelmente está a promover a destruição da floresta tropical brasileira. 

4. Não comprar água engarrafada

Troque o hábito de comprar água engarrafada por um jarro filtrador em casa e ajudará a reduzir os 1,5 milhões de barris de petróleo usados para fazer garrafas plásticas para água todos os anos. Obtenha uma garrafa reutilizável para a sua água e ainda terá um bónus de €1400 ao final do ano por ter removido a água engarrafada do carrinho de compras.

5. Aderir à factura electrónica

Transfira as suas facturas mensais de carta para electrónica pois mesmo que as imprima em casa irá eliminar a pegada ecológica associada ao correio e vai reduzir o papel da publicidade e envelope.

6. Usar sacos reutilizáveis

Com mais de um milhão de sacos de plástico a acabarem no lixo a cada minuto que passa, usar sacos reutilizáveis é uma das forma mais simples e eficazes de reduzir a sua pegada ecológica, o mais complicado é não nos esquecermos de o levar connosco.

 

7. Adoptar um animal de estimação

Especialmente se já tem ideia de trazer um novo amigo para casa, porque não tentar a adopção. Muitos milhares de animais são abatidos nos canis e gatis municipais todos os anos, ao mesmo tempo que as quintas de criação que fornecem as lojas de animais criam os animais em condições cruéis e pouco saudáveis. 

8. Reduzir utilização de toalhas de papel

Se tem tendência para agarrar uma toalha de papel para tudo, invista em panos de cozinha e guardanapos de pano: são laváveis, só os compramos uma vez e eliminamos 3 mil toneladas de toalhas de papel que acabam nos aterros sanitários todos os dias.

9. Usar a bicicleta para percursos curtos

Exige um certo grau de compromisso abdicar completamente do carro mas mesmo os que não estão em grande forma podem usar a bicicleta em percursos curtos, como para ir comprar o jornal ou comer um gelado no Verão. Usar a bicicleta em percursos inferiores a 2 Km reduz significativamente a pegada ecológica, poupa dinheiro em gasolina e manutenção do carro e aumenta a saúde.

10. Comprar no comércio local

Ir à feira local parece uma óptima ideia até chegar a sábado de manhã e não apetecer sair da cama cedo para lutar pelos morangos mais maduros. Em vez disso, pode sempre ir à mercearia local ou juntar-se ao clube de agricultores da zona para receber uma caixa dos produtos mais frescos todas as semanas, que podem ser entregues directamente à sua porta.

11. Tornar-se vegetariano de fim de semana

Cortar a carne da sua dieta por completo é complicado mas e se for apenas durante dois dias por semana? Basta isso para reduzir a sua pegada ecológica num terço de tonelada e pode ser uma forma divertida de descobrir novos sabores.

12. Eliminar consumos fantasma

Basta um segundo para desligar o carregador do telemóvel ou mp3 mas se a preguiça é ainda maior, então deixe que outros o façam por si. Há extensões eléctricas com um botão que cortam a energia a todos os aparelhos a elas ligados, bem como temporizadores que desligam TVs, DVDs e consolas automaticamente à noite ou carregadores que desligam quando a bateria está completa. Sem levantar um dedo, estará assim a poupar 10% no seu consumo energético anual.

13. Substituir as lâmpadas de incandescência

Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas pode ser a suprema mudança a fazer no novo ano. Apesar de todas as piadas, basta uma pessoa para mudar uma lâmpada e como as LFC duram mais que as tradicionais, além de poupar tempo irá poupar o consumo energético até 80%.

Esperamos que com estas sugestões, o ano de 2011 seja o melhor de sempre para todos os amigos da natureza. 

simbiotica.org deseja a todos um Feliz Ano Novo!

 

 

Saber mais:

Top das 10 notícias mais importantes da década

A magia da natureza em 2009

O que que aconteceu com ... ?

Top 10 das notícias sobre animais do National Geographic em 2008

As 10 mais doidas da ciência em 2007

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com