2004-04-26

Subject: Raro dente de dinossauro descoberta no Reino Unido

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Raro dente de dinossauro descoberta no Reino Unido 

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Foram desenterrados, na Ilha de Wight 7 dentes de raptores, dinossauros predadores tornados famosos pelo filme Jurassic Park. Os dentes representam o segundo exemplo de velociraptorinídeos no Reino Unido e sugerem que os animais de que provêm eram surpreendentemente grandes, refere Steven Sweetman, da Universidade de Portsmouth.

As descobertas são relatadas no próximo número da revista Cretaceous Research, onde se refere que os dentes datam do início de período Cretáceo, há cerca de 125 M.a. 

Os velociraptorinídeos eram predadores elegantes e oportunistas, que se pensa que caçavam em matilha. Apresentavam a característica garra em forma de foice nas patas posteriores, usada para cortas e esventrar a presa. O termo velociraptorinídeo refere-se a um grupo de dinossauros que se assemelham ao ferozes velociraptores, apresentados por Steven Spielberg no seu filme de 1993. 

O doutor Sweetman, estudante de pós-graduação da Universidade de Portsmouth, encontrou o seu primeiro dente de dinossauro em 1972 e desde então encontrou mais 3, aos que se juntaram 3 mais de uma colecção privada. 

 

Seis dos espécimes são propriedade do Dinosaur Isle museum, em Sandown na Ilha de Wight. Sempre se pressupôs que estes animais seriam parte da fauna da época na zona, mas nenhuma prova física tinha sido antes encontrada. 

Baseado no tamanho dos dentes, o doutor Sweetman acredita que o animal seria semelhante, em tamanho, ao Utahraptor, que atingia 6,5 m de comprimento e 2 m de altura. 

No início do Cretáceo, o local onde os dentes foram encontrados era uma planície de aluvião limitada pelas vertentes de um vale. Os dentes foram encontrados em detritos vegetais e animais resultantes de um fogo e transportados por uma enxurrada.  

No entanto, os dentes mostram sinais de ter caído naturalmente, sugerindo uma muda ou perdidos durante a alimentação. Os únicos outros velociraptorinídeos encontrados no Reino Unido, até ao momento, são da espécie Nuthetes destructor, na zona de Dorset.

 

 

Saber mais:

Dinosaur Isle Museum

University of Portsmouth

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com