2004-04-20

Subject: Observadores de aves choram Mae

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Observadores de aves choram Mae

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Observadores de aves de todo o mundo choram a morte de Mae, o primeiro falcão peregrino conhecido a fazer ninho numa central eléctrica e que se tornou uma estrela da Internet através de uma Web câmara que permitia a milhares de pessoas seguir a sua época de reprodução. 

Mae foi morta esta Primavera, durante uma batalha territorial com outro falcão, na zona da chaminé da Xcel Energy Co., em Oak Park Heights, cerca de 50 Km a sul de St. Paul, Minnesota. 

Têm chegado cartões de condolências de locais tão distantes como a Alemanha, desde que ela morreu, explica Bob Anderson, director do Raptor Resource Project e supervisor da "bird-cam" da Xcel e programa de instalação de caixas de ninhos. 

Desde que reclamou para si o ninho há 15 anos, quando era uma jovem ave, Mae criou 37 falcões peregrinos na pequena caixa de madeira sobranceira ao rio St. Croix. A Xcel Energy instalou a bird cam" em 1997, que durante o primeiro ano de nidificação de Mae obteve mais de 800000 visitantes para o seu Web site. 

 

Mae foi morta por um outro falcão, chamado Belinda, que tomou a caixa de ninho quando Mae migou para sul no Inverno. A batalha pelo ninho não foi invulgar, explica Anderson.

A "bird cam" irá continuar a seguir Belinda e os seus 5 filhotes, que deverão sair dos ovos por volta de meados de Maio, mas Mae será difícil de substituir, refere o porta-voz da Xcel Paul Adelmann, ela será sempre a matriarca. A Mae adorava viver na central e vê-la ano após ano torna-nos apegados ao animal. 

Em 1989, a central eléctrica tornou-se a primeira no mundo a colocar caixas de ninhos para falcões peregrinos, aves que tinham sido quase dizimadas pelo pesticida DDT e se encontravam na lista de espécies ameaçadas de extinção. 

As centrais eléctricas são bons locais de nidificação pois estão localizadas ao longo dos rios e oferecem protecção contra predadores. Anderson diz que actualmente, centrais de todo o mundo estão a instalar caixas de ninhos. Os falcões peregrinos foram retirados da lista de espécies ameaçadas em 1999. 

 

 

Saber mais:

Xcel Energy's falcon webcam

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com