2010-08-09

Subject: Justiça devolve protecção a lobos americanos

 

Justiça devolve protecção a lobos americanos

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

@ BBCUm juiz federal ordenou que o governo federal dos Estados Unidos voltasse a colocar os lobos cinzentos das montanhas Rochosas na lista das espécies ameaçadas protegidas.

Encorajados pela recuperação do em tempos praticamente extinto lobo cinzento em certos estados, o governo americano tinha, no ano passado, voltado a permitir a caça ao lobo em dois estados, ainda que mantendo a protecção num terceiro.

Esta situação não foi, no entanto, reconhecida por um juiz, que agora decidiu que a lei não pode permitir que parte da população de uma espécie seja protegida e outra parte seja caçada legalmente.

Apesar desta decisão do tribunal, o estado do Idaho continua a referir que irá tentar obter aprovação federal para a realização de caçadas ao lobo.

A decisão volta a colocar os lobos cinzentos dos estados do Montana e do Idaho na lista das espécies ameaçadas de extinção, depois de ter sido daí removida no ano passado. Os lobos do Wyoming tinham permanecido protegidos pois o governo federal estava pouco satisfeito com o plano de protecção do estado.

No Montana, o juiz distrital Donald Molloy deu razão a uma coligação de organizações conservacionistas que desafiaram decisão do Serviço de Pesca e Fauna Selvagem americano de retirar a espécie da lista de espécies ameaçadas nos estados do Montana e do Idaho.

Entre vários outros argumentos, a coligação defendeu que a lei não permitia que o Serviço de Pesca e Fauna Selvagem "retirasse parcialmente da lista de espécies ameaçadas", efectivamente protegendo o lobo cinzento num estado e não noutros.

"A linguagem simples da Acta das Espécies Ameaçadas não permite que a agência federal divida [um segmento populacional] numa categoria taxonómica menor", escreveu o juiz Molloy.

 

Os lobos cinzentos foram em tempos abundantes nos Estados Unidos mas um programa de caça patrocinado pelo governo levou praticamente à sua total erradicação. Desde a década de 30 do século passado que os lobos tinham desaparecido dos estados do Montana, Idaho, Wyoming e do sudoeste do Canadá.

Os Estados Unidos aprovaram em 1973 a Acta das Espécies Ameaçadas e o lobo cinzento foi listado como ameaçado de extinção em 1974, o que lhe conferiu uma considerável protecção contra os caçadores.

Já na década de 90, o próprio governo federal criou um programa de reintrodução de populações selvagens de lobos cinzentos na parte norte das montanhas Rochosas, oeste dos Estados Unidos mas desde essa altura que poderosos interesses associados à criação de gado nesses estados se têm vindo a opor à protecção dos lobos, considerando que os animais são uma ameaça ao gado. 

 

 

Saber mais:

US Fish and Wildlife Service

4 dos lobos das Rockies mortos na primeira caçada em décadas

Regra americana da distribuição geográfica ameaça espécies

Matar lobos pelo gozo

Cientistas em desacordo sobre o estatuto de ameaçado do lobo

Restaurada protecção federal a lobos das Rockies

Lobos selvagens são benéficos para os ecossistemas

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com