2004-04-17

Subject: Canadá completa primeira etapa da caça à foca

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Canadá completa primeira etapa da caça à foca

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

O Canadá ordenou o fim da principal etapa da maior caçada à foca desde há mais de 50 anos. Agentes governamentais contaram as focas abatidas em Newfoundland nos últimos 2 dias e decidiram que os caçadores tinham atingido 80% da quota de 350000 animais disponíveis para abate. 

A principal caçada está fechada, mas caçadores em pequenos barcos podem continuar a caçar até a quota seja atingida, referiu o porta-voz do Departamento de Pesca e do Oceano, enquanto os activistas dos direitos dos animais criticavam a caçada como desnecessariamente cruel. O governo canadiano considera a caçada necessária para proteger os stocks pesqueiros comerciais e alega que as focas não estão ameaçadas de extinção. 

A caçada teve início em Março, ao largo da costa do Quebeque e da ilha Prince Edward. A caçada em Newfoundland teve início na segunda-feira passada. Embarcações com menos de 10 metros poderão continuar a caçar focas até que a quota seja atingida ou até ao fim da época, em 15 de Maio. 

Segundo as novas directrizes, as focas devem ser abatidas a tiro e não mortas com tacos de basebol, numa tentativa de tornar a caça mais humana. No entanto, a caçada ultrajou os activistas dos direitos dos animais, que rejeitam que tal esteja a ser levado a cabo.

Tenho observado a caçada à foca no Canadá todos os anos, nos últimos 5 anos, explica Rebecca Aldworth, do International Fund for Animal Welfare (IFAW), e este anos observámos crueldades terríveis sem nenhuma monitorização governamental. A apenas alguns metros de onde nos encontrávamos, crias conscientes de foca foram esventradas, arrastadas pelo gelo com arpões, enquanto focas feridas eram deixadas morrer em pilhas de carcassas. 

 

Os protestos ajudaram a por fim à caça de jovens focas pelas suas peles ao largo da costa do Canadá há 25 anos, mas a enorme campanha internacional contra a campanha deste ano parece ter apanhado o governo canadiano de surpresa. 

Um dos organismos que nela participam, a Humane Society, tem colocado anúncios de página inteira nos principais jornais americanos pedindo um boicote a viagens ao país vizinho, enquanto outros acusam o governo canadiano que querer tornar as focas os "bodes expiatórios" da sua política de má gestão das pescas. 

No entanto, alguns dos grupos que antes participaram nas campanhas contra a caça à foca tinham outras questões este ano. A Greenpeace Canadá não está a realizar uma campanha activa contra a caça à foca mas antes a focar a sua atenção nos alimentos geneticamente modificados e na alteração do clima, explica o seu porta-voz. 

 

 

Saber mais:

Canadá a postos para a maior caçada à foca

Canada Department of Fisheries and Oceans

International Fund for Animal Welfare

Humane Society

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com