2010-06-11

Subject: Misteriosa baleia cinzenta avistada novamente

 

Misteriosa baleia cinzenta avistada novamente

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

@ BBC

A misteriosa baleia cinzenta que foi observada no início de Maio ao largo da costa de Israel, no Mediterrâneo, foi novamente avistada, desta vez ao largo da costa da Catalunha.

Este segundo avistamento, feito 23 dias depois e a 3000 km do primeiro, continua a deixar os peritos em cetáceos perplexos. Considerava-se que as baleias cinzentas estavam extintas no Atlântico, pelo que o surgimento de um indivíduo no Mediterrâneo foi uma enorme surpresa.

Agora, permanece um mistério não só a sua existência mas também para onde se dirige e porquê.

Em tempos existiam três grandes populações de baleias cinzentas, duas no Pacífico nordeste e noroeste e outra o Atlântico norte. No entanto, a população do Atlântico norte extinguiu-se algures entre os séculos XVII e XVIII, por razões que permanecem pouco claras, e desde então não voltaram a acontecer avistamentos da espécie no Atlântico.

Isso até que um único espécime de baleia cinzenta foi avistado ao largo da marina de Herzliya, em Israel, a nove de Maio deste ano.

Esse avistamento entusiasmou e espantou os peritos em cetáceos pois tanto podia significar que as baleias cinzentas tinham recolonizado o Atlântico, como que uma dada baleia cinzenta tinha pulverizado o recorde para a migração mais longa de que há conhecimento na espécie, que habitualmente faz uma viagem de ida e volta de 15 a 20 mil quilómetros todos os anos.

 

A 30 de Maio, membros da SUBMON, uma organização não governamental dedicada à conservação e avaliação dos habitats marinhos, observou a baleia cinzenta em frente ao porto de Barcelona.

O perito em baleias Manuel Castellote, do Laboratório Nacional de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos, comparou as fotografias desta baleia com as tiradas no início de Maio em águas israelitas. A sua análise confirmaram que se tratava do mesmo animal, anunciou a Sociedade de Conservação de Baleias e Golfinhos (WDCS).

"São óptimas notícias que o animal tenha voltado a ser visto, ainda que para onde se dirige seja a questão que nos persegue agora", diz Nicola Hodgins, da WDCS, com sede em Wiltshire, Reino Unido.

A baleia cinzenta parece dirigir-se de forma consistente, ainda que lentamente, para sul. É a primeira vez que um exemplar desta espécie foi observado no mar Mediterrâneo.

"A sua rota provável deverá ser deixar o Mediterrâneo e dirigir-se para norte ao longo das costas portuguesa e francesa, possivelmente águas do Reino Unido e do Atlântico norte", diz Hodgins.

 

 

Saber mais:

Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS)

Sedar baleias vai ajudar na sua conservação

Créditos de carbono propostos para conservação de baleias

Baleias-francas do Atlântico norte não foram caçadas até ao limiar da extinção

Cetáceos sofrem com oceanos mais ácidos

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com