2010-05-23

Subject: Dia Internacional da Biodiversidade comemorado em todo o mundo

 

Dia Internacional da Biodiversidade comemorado em todo o mundo 

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

A data celebra-se desde 2000 e este ano teeve mais expressão por acontecer no Ano Internacional da Biodiversidade, com uma miríade actividades planeadas quer a nível mundial quer nacional. O tema da efeméride em 2010 é “Biodiversidade, Desenvolvimento e Redução da Pobreza”.

Como vem acontecendo ao longo da última década, no dia 22 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A efeméride, instituída em 1993 pelas Nações Unidas, celebrou-se inicialmente a 29 de Dezembro tendo esta data sido posteriormente alterada, coincidindo actualmente com o dia em que o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi aprovado em 1992.

O objectivo da celebração do Dia Internacional da Biodiversidade é promover o reconhecimento por parte da sociedade como um todo da importância da diversidade biológica, alertar para os problemas que enfrenta e incentivar à acção conjunta pela sua conservação.

Este ano a efeméride teve uma importância acrescida por se celebrar no Ano Internacional da Biodiversidade, ano que deveria marcar o fim de uma fase de declínio acentuado da Diversidade Biológica atribuído, em grande medida, às actividades humanas.

O objectivo de travar a perda da Biodiversidade estabelecido para 2010 e adoptado a nível global não foi atingido, embora se tenham conseguido avanços em situações pontuais, como foi reconhecido recentemente pelas Nações Unidas no seu relatório anual “Panorama Global da Biodiversidade”.

É portanto altura de analisar o resultado dos esforços empreendidos pelas mais diversas entidades em todo o mundo, desde governos até a associações conservacionistas, e redefinir objectivos.

Este ano a temática seleccionada, “Biodiversidade, Desenvolvimento e Redução da Pobreza”, recupera uma das ideias-chave por detrás do estabelecimento do objectivo traçado para 2010, que consistia em contribuir de forma significativa para a redução da pobreza.

A nível nacional, a data assinalou-se com actividades um pouco por todo o país e envolvendo as mais diversas entidades, desde Câmaras Municipais a organizações ambientais de âmbito local, entre as quais se destacam algumas.

O IBERLINX, projecto de cooperação transfronteiriça para a recuperação do habitat da espécie de felino mais ameaçada do mundo inaugurou uma exposição de fotografia sobre o lince-ibérico – “Terra de Linces” - uma iniciativa que conta com o apoio com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. A exposição estará patente no Jardim Botânico Tropical, em Lisboa, até 22 de Julho e poderá ser visitada durante a semana, e aos fins-de-semana durante o horário de funcionamento do jardim.

 

Por seu lado, a parceria formada pelo Museu de História Natural e o Centro de Biologia Ambiental, sob a designação “Bioeventos”, e a Associação Biodiversidade Para Todos propõem uma campanha nacional de observação da Biodiversidade naquele que é assinalado como “Dia B”. 

A iniciativa pretende que os portugueses saiam à rua para observar e inventariar a biodiversidade, dispondo, para tal, de um Guia de Campo com informação sobre as espécies mais comuns em território nacional. Os dados recolhidos devem introduzidos na plataforma www.biodiversity4all.com onde ficarão acessíveis aos cientistas que trabalham na área. 

A LPN também assinalou a data com uma série de actividades em diversos pontos do país que incluem um comunicação com o título “Os Projectos do Programa Lince da LPN / FFI para a conservação do Lince Ibérico em Portugal” no Auditório Municipal de Olhão (Algarve), um debate intitulado “Biodiversidade” na Fundação de Serralves (Porto) e uma palestra sobre”A Biodiversidade e os Carvalhais” no Centro de Interpretação Ambiental do Nabão (Ansião-Leiria).

A Quercus, que completa 25 anos de existência, celebrou o Dia Internacional da Biodiversidade com uma viagem de barco pelo Rio Tejo, durante a qual apresentou uma lista de 25 espécies que considera serem prioritárias em termos de conservação em Portugal.

 

 

Saber mais:

Governos mundiais falham meta de conservação da biodiversidade para 2010

Homem extingue espécies mais depressa que evolução as cria

Biodiversidade - longe da vista, longe do coração

Perda de biodiversidade é importante e há que saber comunicá-lo às pessoas

Conversações sobre biodiversidade têm início

Ameaça de extinção de espécies aumenta

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com