2010-04-06

Subject: Descoberto mecanismo de controlo da floração /Publicado logótipo biológico da União Europeia

 

Descoberto mecanismo de controlo da floração

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

Arabidopsis thaliana @ CiênciaHojeUm grupo investigadores, descobriu, analisando uma Arabidopsis thaliana, o mecanismo molecular que regula quando e como se formam as flores. 

Publicado na revista Science, o estudo caracteriza a rede de genes regulados pelo factor de transcrição (uma proteína que controla a activação e inactivação de outros genes) APETALA1.

O investigador José Luis Riechmann, do Centro de Investigação Agrogenómica, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol, envolvido no estudo, explica, em comunicado, que “de certa forma APETALA1 actua como um maestro, coordenando, ao longo do tempo, a actividade dos distintos programas de desenvolvimento”.

APETALA1, primeiro, reprime o programa vegetativo (quando as plantas produzem folhas) e, posteriormente, activa o reprodutivo (a formação de flores).

Um dos genes controlados por este factor de transcrição é TERMINAL FLOWER 1. Este gene impede que o tronco onde se formam as flores se converta também numa flor, o que permite que este cresça de forma continuada e produza muitas flores.

Apesar de até ao momento se desconhecer o mecanismo completo de floração, o factor de transcrição APETALA 1 não era estranho à comunidade científica. 

Estudos anteriores tinham revelado que a sua função consiste, primeiro, em iniciar a formação de meristemas florais (grupos células indiferenciadas a partir dos quais se formam os diferentes órgãos da planta: raízes, caules, folhas e flores).

Em segundo, faz com que se desenvolvam as sépalas e as pétalas, dois dos quatro tipos de órgãos que formam a flor (além dos estames e carpelos).

Também se sabia que os mecanismos que as plantas utilizam para determinar o melhor momento da floração provocam a activação do APETALA1, mas só agora se sabe o mecanismo através do qual o gene actua.

 

Outras Notícias:

Publicado logótipo biológico da União Europeia

@ CiênciaHojeO novo logótipo para produtos biológicos foi publicado pela Comissão Europeia no Jornal Oficial da União Europeia. Será obrigatório a partir de 1 de Julho deste ano e será introduzido no mercado por um período de transição de dois anos.

Quando utilizado num produto, o logótipo biológico indica que o referido produto é plenamente conforme com as regras europeias aplicáveis à agricultura biológica e será igualmente acompanhado de um novo instrumento de identificação dos produtos, o número de código do organismo de certificação, em formato normalizado, e de uma indicação do local em que foram cultivadas as matérias-primas agrícolas que compõem o produto.

Esta «Eurofolha» foi concebida por Dušan Milenković, que ganhou o concurso do logótipo biológico da UE. Este desenho foi registado pela Comissão, como marca colectiva, encontrando-se à disposição dos operadores. Um manual de utilização permitirá dispor de uma panorâmica mais vasta sobre as orientações e a utilização do futuro logótipo.

 

 

Saber mais:

Aquecimento global está a alterar milhares de sistemas naturais

Orquídea tem sexo "activo" consigo própria?

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com