2010-02-25

Subject: Sequenciação do genoma do sobreiro

 

Sequenciação do genoma do sobreiro

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

genoma_sobreiroA corticeira Amorim, através da sua subsidiária Amorim Cork Research, a Biocant (Associação de Transferência de Tecnologia) e o Instituto Nacional de Recursos Biológicos vão iniciar um projecto de investigação científica intitulado ”GenoSuber – Sequenciação do Genoma do Sobreiro (Quercus Suber), que tem como parceiros a Apcor - Associação Portuguesa de Cortiça e a Associação Industrial da Fileira Florestal.

O projecto, formalizado no passado dia 9 de Fevereiro nas instalações da Biocant, com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, e de representantes das entidades envolvidas, tem como objectivo principal o conhecimento do património genético do sobreiro, umas das espécies de árvores com maior interesse económico e social em Portugal, e abre um novo campo de investigação na fileira florestal, considerada fundamental, despoletando a possibilidade de investigações futuras. 

A importância do sobreiro, base de uma indústria em que Portugal é líder mundial, - que se traduz numa quota de mercado internacional de 60% em produtos de cortiça, na manutenção de milhares de postos de trabalho e que representa 30% das exportações portuguesas de produtos florestais -, fundamenta por si só o desenvolvimento do projecto no nosso país.

A sequenciação do genoma do sobreiro, feita com o recurso a tecnologia de última geração, abrirá um campo de novas possibilidades para o sector da cortiça, na medida que permitirá delinear estratégias ao nível do melhoramento da espécie como o aumento de resistência a factores bióticos e abióticos, a promoção do crescimento rápido ou o aumento de produção de cortiça, com repercussões importantes a médio e longo prazo no sector produtivo e económico.

 

Alguns dos genes a procurar revestem-se de particular interesse para a indústria da cortiça, tanto ao nível das actuais aplicações, como para as que se encontram ainda em fase de desenvolvimento.

A actuação da corticeira Amorim neste projecto reveste-se de grande importância na medida em que possibilitará, com base no know-how e na verticalidade do seu negócio, identificar as características com mais potencial e interesse em conhecer nos genes associados.

O GenoSuber vai decorrer no espaço temporal de 36 meses, em diferentes fases, estando planeadas quatro actividades: estudos preliminares, aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidade para o desenvolvimento, e por fim promoção e divulgação dos resultados.

 

 

Saber mais:

Genoma das vacas vai revolucionar a agricultura

É tempo de sequenciar os vermelhos e os mortos

Descodificação do genoma do ouriço-do-mar importante para compreensão da evolução humana

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2010


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com