2010-01-04

Subject: A magia da natureza em 2009

 

A magia da natureza em 2009

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

@ BBC

De uma nova espécie de rato gigante a formigas que conquistaram o mundo, 2009 foi um bom ano para descobertas a nível da vida selvagem. Foi um ano onde pela primeira vez se filmou o ritual de acasalamento da baleia-corcunda e se descobriu o fóssil de um monstro marinho colossal, ao mesmo tempo que se revelou o papagaio mais pequeno do mundo e uma cria de urso polar às cavalitas da mãe. Mas também foi um ano em que muitas espécies se aproximaram ainda mais da extinção.

Descobriu-se que os dragões do Komodo são venenosos e que há um cheiro a morte genérico a que todos os animais reagem e de que forma os primatas inteligentes estão relacionados pelo riso. Registou-se pela primeira vez o canibalismo entre orangotangos, quem sabe uma resposta emocional à perturbação que sentem quando perdem um bebé.

Uma nota mais calorosa resulta de descobertas sobre a vida familiar de primatas, como avós macaco a tomar conta dos netos, macacos que usam fio dental ou mães gorila a chamar à atenção de juvenis mal comportados. Outros momentos familiares incluem chitas irmãs a colaborar para caçar uma avestruz e orcas reunidas em clubes sociais. Mas a história familiar mais fantástica terá sido, com certeza, a da megacolónia de formigas que dominou o mundo.

Glenn TattersallDescobertas bizarras incluíram plantas que fingem estar doentes, tucanos que se aquecem com a ajuda do bico, aranhas vegetarianas e um conjunto de seres estranhos, como uma ratazana gigante, encontrados na cratera de vulcão extinto. Paleontólogos amadores e profissionais ficaram encantados com a descoberta de dinossauros emplumados com quatro asas e monstros marinhos, entre outras maravilhas inesperadas. 

No entanto, apesar da alegria destas descobertas, o ano de 2009 também tem a sua quota de histórias menos optimistas, que nos recordam do estado periclitante de muitas espécies e dos esforços dos conservacionistas para as preservar. 

As organizações conservacionistas revelaram evidências de comércio significativo de peles de grandes felinos na China e da escala da caça furtiva de gorilas em África. Tanto o bisonte europeu como o tigre de Amur estão no limiar genético da extinção, com a queda da saúde genética das suas populações e as manadas de renas estão em declínio a nível global.

 

Para tentar salvar algumas dessas espécies, foram criadas zonas protegidas para primatas raros e uma nova população do crocodilo mais raro do mundo foi devolvida à natureza

Mas apesar da crise de extinção que ameaça toda a biodiversidade do planeta, 2009 mostrou que os animais ainda têm a capacidade de nos surpreender e maravilhar: só agora, após centenas de anos a estudá-los, os cientistas ficaram a saber que os cefalópodes nos podem ouvir, o motivo porque os tubarões-martelo têm a sua forma única ou porque os flamingos ficam numa só pata.

O ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, esperemos que essa situação crie visibilidade suficiente para consciencializar decisores e opinião pública para a necessidade urgente de acção na preservação do tesouro único que é a Vida na Terra, da mesma forma que essa consciência global se revelou sobre as questões climáticas.

Para começar 2010 sempre a par destas e muitas outras novidades espectaculares sobre Biologia e conservação da natureza subscreva a nossa newsletter aqui e não se esqueça de se juntar a nós também no Twitter, Facebook, YouTube e Flickr

Boas entradas e que 2010 marque o início de uma década plena de felicidade, paz e saúde para todas as formas de vida deste pequeno ponto azul são os sinceros desejos da Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza,

abraço amigo simbiotica.org

 

 

Saber mais:

Feliz Ano Novo!! 

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com