2009-12-30

Subject: Cetáceos sofrem com oceanos mais ácidos

 

Cetáceos sofrem com oceanos mais ácidos

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

A acidificação dos oceanos provocada pelo aumento de CO2 que eles absorvem vai torná-los cada vez mais ruidosos, perturbando a vida dos mamíferos marinhos como as baleias e os golfinhos, de acordo com um estudo publicado pela revista Nature Geoscience, citado pela France Presse.

Os sons de baixa frequência propagados na água são produzidos pela chuva, as ondas, a fauna marinha e as actividades humanas, como a navegação, a construção e a utilização de SONAR.

Estes sons são dependentes da concentração na água de certos compostos químicos, como o sulfato de magnésio, o ácido bórico e os iões de carbono, que estão directamente ligados à acidez, medida através do pH, explicam os investigadores Tatiana Ilyina e Richard Zeebe, da universidade do Havai, e Peter Brewer, do Instituto de investigação do aquário de Monterrey (Califórnia). 

O pH dos oceanos, que desceu ligeiramente desde o início da Revolução Industrial, poderá cair seis vezes mais até ao fim do século.

 

"A absorção do som pode por consequência diminuir até 60% nas altas latitudes", prognosticam os investigadores, que salientam o facto de que o Atlântico Norte figura entre as regiões sobre as quais existem mais preocupações devido a uma forte actividade industrial.

"Níveis elevados de sons de baixa frequência podem ter efeitos biológicos e comportamentais da fauna marinha, como a afluência em massa de cetáceos nas praias e uma surdez temporária nos golfinhos ligada à utilização de SONAR de média frequência nos testes militares", explica o estudo.

A acidificação dos oceanos também vai afectar os organismos marinhos através da cadeia alimentar.

 

 

Saber mais:

A assustadora matemática do aquecimento

Metas climáticas não chegam para salvar corais

Seguindo o destino do dióxido de carbono no subsolo

Futuro sombrio para oceanos ácidos

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com