2009-12-29

Subject: Captura de cavalos selvagens tem início no Nevada

 

Captura de cavalos selvagens tem início no Nevada

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

@ AP

Uma captura de cerca de 2500 cavalos selvagens em terras públicas e selvagens no norte do estado americano do Nevada começou esta segunda-feira e vai durar dois meses, entre protestos de que estas capturas são desnecessárias e inumanas. 

Funcionários federais dizem que a captura é necessária porque o território com cerca de 850 milhas quadradas está sobrepovoado e pode tornar-se incapaz de suportar a vida tanto de fauna selvagem como de gado nos próximos anos, se nada for feito.

A porta-voz do Gabinete de Gestão da Terra (GGT), JoLynn Worley, referiu que a sua agência começou a recolher cavalos na segunda-feira na zona mais a leste da cordilheira Black Rock, 70 Km a norte de Reno, Nevada.

Uma companhia contratada para a tarefa está a usar dois helicópteros para, sob supervisão do GGT, deslocar os cavalos para corrais, explicou Worley. Os animais são, seguidamente, transportados por camião para Fallon, Nevada, para tratamento veterinário e vacinação.

Worley disse que os funcionários não saberão quantos cavalos foram capturados nesta segunda-feira até hoje, terça-feira, de manhã. Segundo ela, a agência deverá permanecer na cordilheira entre uma semana e 10 dias, com o objectivo de capturar 250 cavalos mustangs, antes de se deslocar para as cinco áreas seguintes.

Os planos a longo prazo consideram que os mustangs sejam colocados para adopção ou enviados para instalações no Midwest americano. A agência referiu que uma dessas instalações em Reno já está cheia de cavalos prontos a adoptar, o que torna difícil de prever quando é que os animais recolhidos nesta última captura serão colocados para adopção.

Os defensores dos direitos dos cavalos dizem que o uso de helicópteros para levar os cavalos para os corrais é inumano e tem riscos elevados de ferimentos e morte. Os oponentes da recolha também alegam que o facto de estar a ser feita no Inverno também aumenta o risco de surgimento de doenças respiratórias nos cavalos.

 

A directora de programas da organização conservacionista In Defense of Animals, Suzanne Roy, comentou que a sua organização questiona o momento ( a época festiva impede que os procedimentos para a impedir avancem rapidamente) da recolha e os métodos que impedem um seguimento público do que se passa. "Cheira a esturro", diz ela. 

Cerca de 30 manifestantes reuniram-se no domingo à entrada da Red Rock Canyon National Conservation Area, a oeste de Las Vegas, chamando à atenção dos passantes com cartazes. O grupo também tenciona voltar a manifestar-se na quarta-feira à porta do escritório em San Francisco da senadora Dianne Feinstein, que esperam sensibilizar com os seus apelos a uma moratória nas recolhas. Protestos estão também agendados para Chicago e Denver.

Worley refere que a sua agência planeia levar os jornalistas perto dos locais dos corrais na quarta-feira e está a tratar dos detalhes para zonas de observação públicas da recolha nos diversos locais que irá percorrer.

A recolha deve incluir cavalos de cinco zonas federais nas montanhas Calico, onde um senso de Setembro revelou mais de 3040 cavalos selvagens, cerca de três vezes a biocapacidade da terra. Sem a recolha, a população de cavalos na zona cresceria de 20 para 27% ao ano, passando os 6 mil mustangs em quatro anos, ponto em que nem gado nem fauna selvagem teria água ou alimento suficiente, segundo o GGT.

As recolhas são parte da estratégia global do GGT para remover milhares de mustangs de terras públicas por todo o oeste americano, para protecção das manadas de cavalos selvagens e as terras que os sustentam. O gabinete estima que cerca de metade dos cerca de 37 mil mustangs selvagens vivam no Nevada, estando os restantes concentrados no Arizona, Califórnia, Oregon, Utah e Wyoming.

 

 

Saber mais:

Americanos não vão matar cavalos selvagens - por enquanto ...

Maior corredor de sempre em estudo genético

Evolução do cavalo descodificada

Alterações climáticas "mataram" o cavalo do Alaska 

 

 

Twitter simbiotica.orgFacebook simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.orgClique para deixar de subscrever esta newsletter

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com