2004-04-01

Subject: Mulheres são mais bonitas uma vez por mês

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Mulheres são mais bonitas uma vez por mês

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

A mulheres que iluminam a sala com a sua beleza podem ter um truque na manga, o seu ciclo menstrual. Tanto os homens como as mulheres consideram que a face feminina é mais atractiva quando a mulher está no máximo da fertilidade, revela a pesquisa mais recente. 

Craig Roberts, da Universidade de Newcastle, e seus colegas estudaram a forma como a beleza facial feminina varia ao longo do seu ciclo menstrual, tentando verificar se esta revelava o nível de fertilidade. Outros animais têm formas mais óbvias de alertar os parceiros da sua fertilidade, como as fêmeas dos chimpanzés, por exemplo, cuja área genital incha e se torna rosa forte. 

Roberts e a sua equipa seleccionou cerca de 50 mulheres com idades entre os 19 e os 33 anos, vivendo em Newcastle e Praga, as cidades natais de dois dos membros do grupo. Tiraram duas fotografias de cada mulher, a primeira quando estavam férteis (8 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação) e a segunda 14 dias depois. 

De seguida, 125 homens e 125 mulheres analisaram as fotografias e decidiram em qual a mulher estava mais atraente. A fotografia que mostrava a mulher fértil foi escolhida por 51 e 59% de homens e mulheres, respectivamente, um resultado significativo estatisticamente, segundo Roberts. Interessante é o facto de as mulheres serem, aparentemente, mais sensíveis ao efeito da fertilidade na aparência do rosto. 

Roberts ainda não sabe que pistas são extraídas das fotografias para a decisão sobre a beleza, mas a cor e a condição da pele pode ser importante. Estudos prévios mostraram que a tonalidade da pele se torna mais clara durante a ovulação, mas deverão existir outros factores. 

Algumas mulheres mudaram de penteado entre as fotografias, pelo que Roberts pensou que tal talvez tivesse tido um papel importante na decisão dos observadores. Assim, a equipa cobriu o cabelo e orelhas nas fotografias e pediu às pessoas que voltassem a analisá-las. Essa acção não alterou significativamente o aspecto das mulheres, tanto quanto os homens podiam avaliar, mas as mulheres, embora escolhessem a fotografia da mulher fértil mais vezes, já não o faziam com tanta certeza quando o cabelo era disfarçado. 

 

nestas imagens, as mulheres estão férteis nas imagens da esquerdaOs resultados indicam que os homens e as mulheres utilizam pistas diferentes para avaliar a atractividade de outra mulher, diz Roberts.

As mulheres podem ter evoluído de forma a tornarem-se sensíveis aos ciclos umas das outras, considera Ian Penton-Voak, psicólogo da Universidade de Stirling, o que lhes permitiria avaliar a sua maior competidora na busca de parceiro.  

Outros investigadores já analisaram a forma como as mulheres avaliam o aspecto masculino ao longo do seu próprio ciclo, diz Penton-Voak, mas inquirir os homens sobre as mulheres é muito interessante. 

O trabalho de Penton-Voak mostrou que as mulheres preferem homens com aspecto mais masculino quando estão a ovular. No resto do ciclo, explica, preferem características mais suaves, associadas com comportamentos mais sociais e calorosos. 

Estudos anteriores indicaram que os homens podem utilizar outro tipo de pistas, como o odor do corpo feminino, para localizar a fertilidade da sua parceira. Outros mostraram que as orelhas e seios das mulheres se tornam mais simétricos nos dias imediatamente antes da ovulação. 

 

 

 

Saber mais:

Beauty is in the body of the beholder

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com