2004-03-28

Subject: Corvos mudam de lado para usar ferramentas

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Corvos mudam de lado para usar ferramentas

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Os corvos usam lados diferentes do bico para fabricar e para utilizar ferramentas, descobriram os investigadores, o que sugere que diferentes partes do cérebro controlam o fabrico e a utilização de ferramentas, pelo que a ciência que estuda a tendência para ser dextro ou canhoto pode ser bem mais complexa do que se pensava.

Tal como os humanos, os corvos da Nova Caledónia são geralmente dextros, no que diz respeito a tarefas como o fabrico de ferramentas. Mas afinal as aves usam as suas ferramentas tanto com o lado esquerdo como direito, apesar de cada corvo individualmente preferir um dos lados. 

Este facto abriu a caixa de Pandora, explica William McGrew, que estuda o uso de ferramentas pelos chimpanzés na Universidade de Miami. As pessoas sempre assumiram que o ser dextro ou canhoto se aplicaria tanto ao fabrico como à utilização de ferramentas, mas agora os cientistas serão mais cuidadosos a tirar essa conclusão. 

Os corvos da Nova Caledónia Corvus moneduloides são eficientes no uso de ferramentas, extraindo insectos de buracos e ranhuras com a ajuda de elegantes ganchos e arpões feitos de folhas. 

Os corvos são mais competentes na utilização de ferramentas do que os chimpanzés, refere o zoólogo Alex Weir, da Universidade de Oxford, que publicou o seu estudo na revista Proceedings of the Royal Society of London. Parece que os corvos têm um conjunto de regras diferente para o ser dextro ou canhoto que o Homem e os chimpanzé, conclui. 

 

Investigações anteriores tinham já mostrado que os corvos geralmente atacam o lado esquerdo de uma folha, usando o olho e o lado direitos. 

A equipa de Weir foi um pouco mais longe e observou 10 aves a utilizar as suas ferramentas. Cinco delas inclinavam a ferramenta para a esquerda e cinco outros para a direita, descobriram. Cada um dos animais, quase sempre, mantinha sempre o mesmo lado em uso. 

O fabrico e a utilização de ferramentas podem necessitar de diferentes conjuntos de músculos e sinais cerebrais, diz McGrew.

Cerca de 90% das pessoas preferem usar a sua mão direita para escrever e outras tarefas, embora não se saiba porquê. A maioria dos investigadores pensa que a preferência depende do lado do cérebro que controla cada tarefa. Também podem existir razões sociais, como escrever sem borrar a tinta. Outros animais, como os chimpanzés, têm tendências individuais e não uma grande tendência para a espécie. 

 

 

Saber mais:

Corvos ameaçam as aves africanas nativas

Corvos inteligentes inclinam-se para a direita

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com