2009-10-01

Subject: Macacos rejeitam vegetarianismo

 

Macacos rejeitam vegetarianismo

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

Alouatta caraya @ BBC earth

Macacos-uivadores selvagens foram capturados em vídeo a assaltar galinheiros para roubar e devorar ovos. O comportamento surpreendeu os investigadores pois esta espécie era considerada exclusivamente vegetariana.

O comportamento de comer ovos desenvolveu-se entre os macacos-uivadores pretos que vivem nas florestas do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e, apesar de ser uma das espécies de macaco melhor estudadas no Novo mundo, esta foi a primeira vez que a espécie foi registada a alimentar-se de matéria animal.

Detalhes deste novo comportamento foram publicados no International Journal of Primatology por Júlio Bicca-Marques e Carina Muhle, do Grupo de Investigação de Primatas da Faculdade de Biociência de Porto Alegre (PUC/RS) no Brasil.

"Os macacos-uivadores eram considerados estritamente vegetarianos, a sua dieta é baseada em folhas e frutos, apesar de outro tipo de matéria vegetal, como ramos, flores e casca de árvore, também poderem ser comidos por eles", explica Bicca-Marques.

Os macacos-uivadores também são conhecidos por ocasionalmente ingerirem artrópodes, como escaravelhos, por exemplo, mas os macacos fazem-no inadvertidamente, ao recolherem material vegetal.

No entanto, em 2005 Helissandra Prates, uma estudante de Bicca-Marques, observou dois macacos-uivadores pretos Alouatta caraya juvenis a lamber o interior de um ninho de pombo na estância Casa Branca, um pomar com 2 ha em Alegrete. No ninho encontrava-se uma casca de ovo partida.

Posteriormente, ela encontrou evidências da presença de restos de ovo nas fezes de macacos-uivadores pretos recolhidas do chão do pomar.

Posteriormente, em 2007, Muhle, outra das estudantes de Bicca-Marques, presenciou macacos-uivadores pretos a comerem ovos de ave noutro local florestado de Beco Xavier. Ao longo de um período de oito meses, ela registou 19 eventos distintos de predação de ovos por parte de um grupo de cinco indivíduos.

 

"Este estudo confirmou de forma incontestável que os macacos-uivadores pretos são realmente predadores de ninhos e devoram os ovos das aves", diz Bicca-Marques.

Todos estes casos posteriores envolveram ovos de galinha, que os macacos roubavam de um galinheiro. Ainda que todos os cinco membros do grupo tenham sido observados a entrar e investigar o galinheiro, a maioria dos ovos foram realmente devorados por um único macho subadulto.

"Ficámos muito surpreendidos pois o Alouatta é o género mais estudado na natureza dos primatas do Novo Mundo e não há uma única observação de ingestão intencional de matéria animal na literatura."

Os investigadores suspeitam que os macacos-uivadores estão a variar a sua dieta em resposta às condições ambientais, particularmente a uma densidade elevada de macacos a viver em florestas ou pomares de baixa diversidade. "Os ovos podem ser um suplemento alimentar proteico quando há poucas plantas no menu disponível", diz Bicca-Marques.

Bicca-Marques e os seus colegas podem na realidade ter presenciado a emergência deste comportamento de comer ovos ao longo de muitos anos. Bicca-Marques e a sua mulher Claudia Calegaro-Marques estudaram os macacos-uivadores pela primeira vez na estância Casa Branca no Verão de 1989, como parte das suas dissertações de mestrado e registaram 15 a 17 indivíduos, alguns dos quais com um invulgar interesse por ovos de ave.

Apesar de os macacos nunca terem sido observados a recolher os ovos, eles inspeccionavam os ninhos das aves em três ocasiões, chegando mesmo a remover os ovos e a examiná-los, antes de os recolocarem no ninho. 

 

 

Saber mais:

Habitat Impoverishment and Egg Predation by Alouatta caraya- International Journal of Primatology

 

 

Facebook simbiotica.orgTwitter simbiotica.orgFlikr simbiotica.orgYouTube simbiotica.org

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

 

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com