2009-08-17

Subject: Morcegos feios são feitos para morder

 

Morcegos feios são feitos para morder

 

 

Dificuldades em visualizar este email? Consulte-o online!

@ NatureCom um focinho estranhamente coberto por pregas de pele e um crânio largo e de testa baixa, a cabeça do raramente observado morcego de face enrugada Centurio senex tem sido um enigma para os biólogos desde há muito.

Agora, uma equipa liderada por Elizabeth Dumont, da Universidade do Massachusetts em Amherst, descobriu que os crânios de forma estranha incluem mandíbulas mais poderosas não só de qualquer outro morcego frugívoro mas também que de outros morcegos predadores muito maiores, que precisam de ser capazes de fincar os dentes em couros rijos. "Quando os vi pela primeira vez pensei 'Oh meu Deus, são demasiado estranhos para serem reais'", recorda Dumont.

O seu fascínio com a espécie levou Dumont e os seus colegas a questionar se os bizarros crânios ajudavam os morcegos a fortalecer a sua mordida de alguma forma. Para o explorar, colocaram redes todas as noites durante uma semana em volta de árvores de fruto, numa região longínqua do sul do México, onde os morcegos de face enrugada tinham sido avistados.

Os investigadores capturaram 26 morcegos de face enrugada e trouxeram-nos para um acampamento base, onde mediram a força da mordida dos morcegos através de um dispositivo piezoeléctrico. Alguns animais também foram filmados durante pequenos períodos de tempo, enquanto comiam frutos com diferentes durezas.

Os investigadores relatam na última edição da revista Journal of Zoology que os morcegos tinham, em média, uma força máxima de mordida de 10,9 newtons, cerca de 20% mais forte que qualquer outro morcego conhecido do mesmo tamanho e próximo da força de alguns dos morcegos predadores mais fortes. A equipa também relata que os morcegos podem facilmente comer frutos duros, como maças, que não crescem na região.

 

Dumont sugere que a forte mordida sugere que ou os morcegos estão a comer frutos duros no seu habitat sem que alguém o saiba ou a sua capacidade para comer frutos duros é uma característica que evoluiu há muito, num período em que as frutas macias não abundavam.

A mordida forte dos morcegos e a sua capacidade de comer fruta rija é surpreendente pois pensava-se que a espécie se alimentava de frutas macias. "O problema é que nós não sabemos realmente o que eles estão a comer ", diz Dumont. "Estes morcegos são muito raros e estudar os seus hábitos alimentares é um desafio. Tivemos muita sorte em capturar tantos, outra equipa foi para a mesma localização um ano depois e não encontrou nenhum."

Blaire Van Valkenburgh, paleontólogo na Universidade da Califórnia, Los Angeles, especializados na evolução da alimentação, considera muito frustrante não ter mais informação sobre o que os morcegos comem na natureza. "As hienas têm enormes forças de mordida que lhes permitem aceder a uma maior variedade de alimentos, como ossos e carne, que outros carnívoros. Claramente os morcegos de face enrugada devem estar a comer algo que poucos competidores conseguem e adoraria saber o que é." 

 

 

Saber mais:

Cavernas mais quentes podem salvar morcegos de fungo mortal

Quintas de aerogeradores afectam morcegos

Voo dos morcegos iluminado pelo nevoeiro

 

 

Fazer doação

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com