2004-03-15

Subject: Janelas perto de jardins matam aves inglesas

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Janelas perto de jardins matam aves inglesas

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Mais de um milhão de aves do Reino Unido chocam contra janelas todos os anos, das quais cerca de 1/3 morre, revelou um grupo de investigação sobre aves. A British Trust for Ornithology considera que muitas das aves cuja conservação é crucial sofrem particularmente com esta situação, pretendendo realizar um estudo sobre o seu efeito nas populações de aves e explorar formas de reduzir as baixas. 

Uma proposta consiste em colocar autocolantes com imagens de aves de rapina nas janelas de solários de jardim, de forma a assustar as aves para longe do perigo. 

Mike Toms, coordenador deste projecto refere: trata-se de um número assustador de aves que se perdem anualmente, com muitas das espécies que nos são mais familiares já ameaçadas. Estamos particularmente interessados em saber de tordos Turdus philomelos, uma espécie já ameaçada e para a qual os jardins são muito importantes. 

Mais de 11 mil aves anilhadas são entregues à BTO, metade das quais encontrada morta. No caso de pardais cuja causa de morte é conhecida, mais de 1/3 morrem após chocar contra vidros. Muitas outras espécies estão ameaçadas pela mesma situação, apesar da BTO admitir que estes números são extrapolados a partir de uma amostra reduzida. 

Por esse motivo, quer testar o efeito de colocar autocolantes nas janelas, designados sentinelas, para afastar as aves da colisão com os vidros. As sentinelas são desenhadas de forma a parecerem aves de rapina ou teias de aranha, e muitos dos que já as colocam consideram-nas úteis para evitar as colisões. 

 

Song thrush   Rob Nottage/BTOA BTO considera os jardins excelentes locais para aves, especialmente os que apresentam alimento e locais de nidificação mas existem custos importantes associados à vida perto do Homem, um dos quais é a colisão com o vidro das janelas e solários. 

Toms explica: as 3 principais causas de morte das aves são os gatos, as colisões com carros e as colisões com vidros em redor de jardins. Os Tordos, por exemplo, viram a sua população declinar para metade, desde os anos 70 do século passado. Como esta é uma espécie primariamente baseada nos jardins, os factores que actuam sobre os jardins podem ser a causa do seu declínio. 

 

 

Saber mais: 

Agricultura está a matar as aves europeias

British Trust for Ornithology

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com