2009-05-23

Subject: Árvores gigantes de Yosemite estão a desaparecer

 

Árvores gigantes de Yosemite estão a desaparecer

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

As árvores mais maiores e mais antigas do famoso Parque Nacional Yosemite na Califórnia estão a desaparecer e as alterações climáticas parecem ser a principal causa.

A revelação surge depois da análise de dados recolhidos ao longo de 60 anos por diversos ecologistas florestais. Segundo eles, um aspecto preocupante do declínio é que está a acontecer numa das florestas mais protegidas dos Estados Unidos, sugerindo que noutros locais muito mais árvores de grande dimensão estão a morrer.

James Lutz e Jerry Franklin, da Universidade de Washington, Seattle, e Jan van Wagtendonk, da Estação de Campo de Yosemite do US Geological Survey, sediada em El Portal, Califórnia, reuniram dados sobre o crescimento das árvores no interior do parque recolhidos desde a década de 30 do século XX. A descoberta chave que fizeram é que a densidade de árvores de grande diâmetro caiu 24% entre a década de 30 e a década de 90 do século passado, em todos os tipos de floresta.

"Estas árvores velhas e grandes viveram séculos e experimentaram muitos períodos secos e húmidos", diz Lutz. "Logo é uma enorme surpresa descobrir que as condições recentes são de tal maneira originais que afectaram estas sobreviventes de longa data."

As árvores grandes não só são mais velhas como desempenham um papel único e importante nos ecossistemas florestais. As suas copas ajudam a moderar o ambiente florestal, ao mesmo tempo que os andares inferiores criam um habitat único para outras plantas e animais.

As árvores mais velhas e maiores também têm tendência para semear a área circundante e são, muito importante, capazes de suportar fogos, alterações climáticas a curto prazo e surtos de pragas de insectos que podem matar ou enfraquecer outras árvores mais pequenas. Mas este estudo da equipa de Lutz sugere que elas já não estão a aguentar-se assim tão bem.

Num estudo publicado na revista Forest Ecology and Management, os investigadores reuniram todos os dados existentes sobre o crescimento das árvores do Parque Nacional Yosemite. Em particular, incluíram dois estudos abrangentes, um conduzido em meados da década de 30 e outro durante a década de 90 do século passado. "Poucos estudos como estes existem noutros locais, devido à falta de boas medidas realizadas no início do século XX", diz Lutz.

 

Incluindo as 21 espécies de árvores registadas em ambos os estudos, a densidade de árvores de grande diâmetro caiu de 45 árvores por hectare para 34 árvores, um declínio de 24% em apenas 60 anos. Os abetos brancos Abies concolor, os pinheiros Pinus contorta e Pinus jeffreyi foram os mais afectados, enquanto as árvores de menor porte não foram afectadas.

"Um dos aspectos mais chocantes destas descobertas é que se aplicam ao Parque Nacional Yosemite", diz Lutz. "Yosemite é um dos lugares mais protegidos dos Estados Unidos, logo se o declínio está a acontecer aqui, a situação não pode ser melhor em florestas menos protegidas." A causa é difícil de identificar mas "pensamos que os clima é um motor importante da situação", diz Lutz.

As temperaturas mais elevadas reduzem a quantidade de água disponível para as árvores e a supressão dos fogos naturais no parque também permite que as árvores mais jovens e os arbustos cresçam, aumentando a competição pela água que ainda existe.

"O declínio nas árvores de grande diâmetro pode vir a acelerar na Califórnia à medida que o clima se vai tornando mais quente até meados do século", alertam os investigadores nas conclusões do seu estudo.

O impacto dessa situação não é claro. "Sabemos que as árvores de grande porte afectam de forma desproporcionada o ecossistema", diz Lutz. "Mas quais serão as consequências de um declínio da média de diâmetro das árvores ninguém sabe verdadeiramente." 

 

 

Saber mais:

Yosemite National Park

Forest Ecology and Management

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com