2009-03-16

Subject: Florestas mundiais enfrentam tempos difíceis

 

Florestas mundiais enfrentam tempos difíceis

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

As florestas do mundo estão a enfrentar um desafio duplo, com as alterações climáticas e a crise económica mundial, refere um relatório das Nações Unidas sobre o tema.

O relatório sugere que apesar do abrandamento da economia puder reduzir a taxa de desflorestação a curto prazo, também é provável que conduza a outro tipo de problema.

Uma das preocupações é a falta de investimento no sector e na gestão florestal, salienta o estudo realizado pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e foi publicado segunda-feira, de forma a coincidir com o início da semana da floresta mundial das Nações Unidas.

CTS Nair, um dos principais autores do relatório e economista-chefe do Departamento de Gestão da Floresta da FAO, refere que a crise económica está a ter um "impacto tremendo, tanto positivo, como negativo. As indústrias ligadas à floresta estão à beira do colapso em numerosos países", diz ele.

Por exemplo, ele refere que a construção de casas económicas nos Estados Unidos e Canadá caiu de cerca de dois milhões de unidades no final de 2005 para menos de 500 mil actualmente. Isto levou a uma queda dramática na procura de produtos de madeira, o que está a afectar as industrias associadas à floresta e os mercados de exportação nos países em vias de desenvolvimento.

No entanto, Nair acrescenta que esta queda vertiginosa também está a ter efeitos benéficos.

"Estamos a assistir a um declínio dos preços da soja, do óleo de palma, da borracha, etc.", explica ele. "Os preços caíram drasticamente, logo isso significa que os incentivos ao cultivo dessas culturas também se reduziu. Como resultado, a pressão para abater floresta primária também se reduziu."

O relatório, Estado das Florestas Mundiais 2009, também mostra que a saúde das florestas varia de região para região no mundo.

"Observamos avanços em locais como a Europa mas perdas em locais como África e especialmente em países em vias de desenvolvimento", nota Nair. "Por exemplo, o que vemos no caso de África é que há uma crescente população mas a produtividade agrícola permaneceu extremamente baixa.

 

"Há muito pouca diversificação em termos de fontes de rendimento logo há um nível muito alto de dependência da utilização da terra e dos recursos naturais, como a madeira. Por outro lado, em locais como a Ásia, onde tem havido um crescimento económico rápido, as pessoas afastaram-se da agricultura e pressão sobre a terra diminuiu."

Nos últimos anos, a importância das florestas mundiais como sumidouro de carbono tem sido proeminente nas discussões políticas sobre o clima global.

Uma iniciativa apelidada Redução das Emissões resultantes da Desflorestação e Degradação (REDD), que provavelmente deve envolver países desenvolvidos a pagar aos países ricos em floresta tropical para que não abatam as árvores, parece estar a ganhar apoiantes.

Nair recebeu o esquema com cautela: "Em teoria, é uma excelente ideia mas a sua implementação vai ser extremamente complicada. Se olharmos para as pessoas envolvidas no abate da floresta, temos gente muito diferente de região para região. Por exemplo, na América Latina são essencialmente criadores de gado e plantadores de soja mas no sudeste asiático já são plantadores de óleo de palma e borracha."

"O que descobrimos é que não são os pequenos mas sim os grandes jogadores que estão a trabalhar no mercado global. Até agora, apenas a questão do que se está a tentar alcançar foi examinado, a questão de como vamos implementar ainda nem foi discutida." 

 

 

Saber mais:

FAO - Gestão da floresta

Relatório das Nações Unidas sobre o estado das florestas

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com