2009-03-15

Subject: Macacos usam, e ensinam a usar, fio dental

 

Macacos usam, e ensinam a usar, fio dental

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

Os macacos de cauda longa ensinam os seus filhotes a limpar os dentes, segundo um novo estudo que diz que as fêmeas abrandam e exageram os seus gestos quando reparam que os jovens estão a observá-las a usar fio dental.

Os macacos que vivem perto de um templo budista em Lopburi, Tailândia, são conhecidos por arrancarem cabelos aos visitantes para depois os usarem como fio dental e limparem os dentes.

Os adoradores consideram os macacos servidores do divino, dizem os investigadores, o que ajuda a explicar porque as pessoas permitem que os macacos lhes arranquem o cabelo.

Cerca de 50 destes macacos têm sido vistos a passar fios de cabelo pelos dentes, comportamento que já antes tinha sido observado mas com a utilização de ramos ou fibras de coco.

 

Para descobrir como os macacos aprenderam a usar fio dental para limpar os dentes, o primatólogo Nobuo Masataka, da Universidade de Quioto, espalhou cabelos com 20 centímetros de comprimento retirados de uma peruca por todo o santuário e gravou em vídeo a acção dos primatas.

Os investigadores focaram a sua atenção em especial em sete fêmeas adultas, cada uma com uma cria de um ano de idade.

Quando as mães se sentaram face a face com as suas crias, cada ronda de limpeza dos dentes demorou cerca do dobro do tempo que o normal e as mães faziam pausas e repetiam os movimentos cerca de duas vezes mais do que fariam quando sozinhas.

Não há dúvida que essas acções exageradas também ocorrem em humanos entre as crianças e as suas mães, repara Masataka. Os cientistas consideram este um método de ensino por imitação de acções.

"Estas descobertas sugerem que a educação é uma característica muito antiga na linhagem dos primatas", diz Masataka. A última vez que os humanos partilharam um ancestral com este tipo de macacos, de acordo com as últimas análises genéticas, foi há cerca de 25 milhões de anos.

No entanto, é necessária mais investigação para confirmar se e quando os macacos juvenis estão realmente a aprender a usar fio dental para limpar os dentes durante estas lições, salienta Masataka.

 

 

Saber mais:

Nobuo Masataka

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo  |  Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com