2004-03-07

Subject: Borboletas em perigo após fogos californianos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Borboletas em perigo após fogos californianos

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Os fogos que devastaram vastas áreas do sul da Califórnia no Outono passado, podem ter posto em risco a sobrevivência de duas espécies raras de borboletas, revelaram os investigadores. 

Borboleta de Hermes

Alguns peritos em borboletas consideram que o problema se tornou notório ainda decorria o rescaldo dos incêndios que queimaram mais de 745000 acres, destruíram mais de 3400 casas e mataram cerca de duas dúzias de pessoas: os incêndios tinham ameaçado s existência das borboletas de Hermes Lycaena hermes e de Thorne Mitoura thornei

Quando me apercebi da magnitude da devastação, percebi que ainda no meu tempo de vida iria assistir a uma, se calhar duas, extinções, comenta o conselheiro biológico Michael Klein. 

A bela borboleta Hermes, capaz de captar a brilhante luz do sol com as suas asas amarelas, tem entre 20 a 25 % de possibilidades de sobrevivência, de acordo com uma estimativa realizada pelo entomólogo forense David Faulkner, estudioso de ambas as espécies. À borboleta de Thorne, única pela parte ventral das asas púrpura acastanhada com uma iridiscência verde, o mesmo perito apenas dá 5% de possibilidades de sobrevivência. 

 

Borboleta de ThorneAlguns ambientalistas culpam os agentes do estado por não restar habitat natural em quantidade suficiente para garantir a sobrevivência dos insectos, pois quase todo foi cedido a urbanizações. Os poucos terrenos contendo a vida vegetal fundamental para a sobrevivência destas espécies não pode, assim, ser salvo dos incêndios. 

Os erros de estratégia do Fish and Wildlife Service californiano têm sido totalmente ridículos, e o resultado é a situação trágica que enfrentamos agora , refere David Hogan, do Center for Biological Diversity em San Diego.

Obviamente, os agentes federais discordam, alegando que o alarme agora levantado é prematuro. É claro que estas espécies nos causam preocupações, mas até que se possam realizar algumas contagens na Primavera não vou entrar em estado de pânico, diz Alison Anderson, bióloga federal em Carlsbad. 

A borboleta de Hermes apenas se alimenta de arbustos espinhosos, na sua maioria destruídos pelos fogos na área de San Diego, enquanto a montanha Otay é o único habitat conhecido da borboleta Thorne, tendo ardido quase na sua totalidade. 

 

 

Saber mais: 

Butterflies of California

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com