2009-01-11

Subject: Formigas são agressivas com infiéis

 

Formigas são agressivas com infiéis

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

As formigas operárias em colónias com uma rainha são fisicamente atacadas pelos seus pares se tentam reproduzir-se, revelou agora um estudo.

Numa sociedade de formigas, as operárias normalmente abdicam de se reproduzir para cuidar da descendência da rainha, que é composta pelos seus irmãos e irmãs.

Os investigadores de uma equipa mista americana e alemã descobriram que substâncias químicas produzidas por formigas infiéis denunciam o seu estado fértil, como publicado na última edição da revista Current Biology. 

Para testar a ideia, os cientistas aplicaram um composto sintético típico dos indivíduos férteis a formigas operárias não reprodutoras da espécie Aphaenogaster cockerelli.

Nas colónias onde havia uma rainha, as operárias com o químico hidrocarbonado aplicado foram atacadas pelas restantes formigas. Os investigadores relatam no seu artigo que as formigas enganadoras foram mordidas, empurradas e presas pelos seus pares mas isso não acontecia em colónias sem uma formiga-rainha, onde as operárias eram livres de se reproduzir.

O co-autor do estudo Jurgen Liebig, da Universidade Estatal do Arizona em Tempe, refere que os compostos hidrocarbonados produzidos pelas formigas infiéis eram um "sinal inerentemente fiável".

 

Este "policiamento reprodutor" desempenha um papel importante na manutenção da harmonia no mundo das formigas, explica Liebig. "A ideia de que a harmonia social está dependente de sistemas rígidos que impedem e punem os indivíduos infiéis parece aplicar-se à maioria das sociedades bem sucedidas."

Para que o engano seja uma estratégia bem sucedida para algumas formigas, dizem os investigadores, duas condições têm que ser satisfeitas: primeiro, as formigas operárias precisariam de suprimir os sinais hidrocarbonados dos seus corpos; segundo, as formigas operárias teriam que continuar a expressar o sinal nos seus ovos, para que a sua descendência não fosse distinguida da da rainha.

Algumas espécies de formigas são conhecidas não só por atacarem as operárias infiéis mas também por destruírem os seus ovos. 

 

 

Saber mais:

Current Biology

A batalha das borboletas e das formigas

Formigas amazónicas emboscam as presas

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2009


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com