2008-12-07

Subject: Esperança para macacos raros

 

Esperança para macacos raros

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

@ L K Quyet/Fauna and Flora InternationalUma nova subpopulação de uma espécie criticamente ameaçada de macacos foi registada no noroeste do Vietname.

Biólogos da organização conservacionista Fauna e Flora International dizem ter encontrado mais ou menos 20 langures de nariz arrebitado de Tonkin Rhinopithecus avunculus numa floresta remota. 

A equipa refere que o novo grupo oferece um novo raio de esperança para a espécie pois inclui três juvenis, o que sugere que os macacos estão a procriar e a aumentar o seu efectivo.

Até este momento, pensava-se que menos de 250 destes primatas ainda viviam na natureza.

"Quando vi os langures de nariz arrebitado de Tonkin fiquei louco de alegria" comenta o biólogo Le Khac Quyet. "Esta nova descoberta sublinha ainda mais a importância de aprender mais acerca da distribuição destes macacos. Ainda há tempo para salvar esta espécie única mas com 200 ou menos animais restantes e a manutenção da ameaça, é preciso agir agora."

A Lista Vermelha de espécies ameaçadas da IUCN classifica os macacos como criticamente ameaçados pois o seu efectivo continua em declínio em resultado da caça e da desflorestação intensivas.

Até agora, os macacos só tinham sido registados nalgumas poucas zonas do noroeste do Vietname e nenhum dos grupos observados tinha mais que 50 adultos maduros.

A perda de habitat e a colonização humana tinha "restringido dramaticamente" a distribuição dos animais, alertava a Lista Vermelha. Também é dito que a natureza inquisitiva dos animais também significa que que não fogem quando os humanos se aproximam, aumentando o risco de serem abatidos.

 

No entanto, a Fauna e Flora International (FFI) espera que a descoberta desta nova subpopulação conduza ao aumento dos esforços de proteger o que resta do habitat dos animais.

"Todas as indicações mais recentes sugerem que temos uma oportunidade fantástica para assegurar a manutenção desta população e aumentar significativamente as hipóteses de sobrevivência desta espécie", explica Paul Insua-Cao, gestor do programa de primatas da FFI no Vietname.

Os biólogos que observaram os macacos também descobriram que eles estavam mais desconfiados das pessoas, emitindo chamamentos de alerta uns para os outros. A equipa da FFI sugeriu que este grupo já tinha associado os humanos com perigo, talvez em resultado de ameaças constantes por parte de caçadores.

Uma avaliação global dos primatas publicada em Agosto já alertava para que 48% das espécies desta ordem enfrentavam a extinção. O relatório, descrito como deprimente pelos conservacionistas, alertava para o facto de a principal ameaça ser a perda de habitat, nomeadamente pela desflorestação. Outras ameaças incluem a caça para recolha de carne e comércio ilegal de fauna selvagem.

A equipa da FFI espera que o seu trabalho, co-financiado pelo governo do Reino Unido, com as populações locais ajude a aliviar as pressões sobre o habitat dos langures de nariz arrebitado de Tonkin.

Medidas como o controlo do crescimento da agricultura em florestas tropicais da zona e a confiscação das armas dos caçadores já foram introduzidas desde que a nova subpopulação foi registada pela primeira vez em Abril de 2008.

 

 

Saber mais:

Fauna and Flora International

IUCN Lista Vermelha de espécies ameaçadas

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com