2004-02-28

Subject: Avistado wolverine no Michigan após 200 anos

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Avistado wolverine no Michigan após 200 anos

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

Um biólogo confirmou o avistamento de um wolverine Gulo gulo, também conhecido por carcaju, mais de 200 anos após a última vez que a espécie tinha sido vista no Michigan, estado que usa o pequeno mas feroz predador como alcunha. 

Caçadores de coiotes avistaram o wolverine perto de Ubly, cerca de 110 Km a norte de Detroit. O biólogo do Departamento de Recursos Naturais do Michigan, Arnie Karr, viu o animal na terça-feira e chegou mesmo a tirar algumas fotografias, enquanto este fugia através de um campo para a floresta. 

O wolverine, o maior membro da família dos toirões e visões na América do Norte, tem o tamanho de um texugo mas é feroz o suficiente para afugentar ursos e lobos, bem como atacar um caribu. Em tempos o seu território abrangia todo o norte e oeste dos Estados Unidos mas agora está restrito ao norte do Canadá, Idaho e Alaska, embora seja visto fugazmente noutros estados. A última vez que tinha, confirmadamente, sido visto no Michigan tinha sido no final do século XVIII. 

 

Como se terá processado este regresso, ou mesmo se o animal alguma vez terá desaparecido por completo, são mistérios no estado, onde os wolverines mais conhecidos são os atletas da Universidade do Michigan.

Raymond Rustem, supervisor da Unidade de Herança Natural do Departamento da Fauna Selvagem, considera que os wolverines podem ter vindo de outros estados vizinhos, ter sido libertados ou escapado de cativeiro. 

O que significa este reaparecimento? Quem sabe!, diz Rustem, desde há muito que existe o debate sobre se o animal faz mesmo parte do passado recente do Michigan. Algumas evidências apontam para que não. 

O wolverine esteve na lista das espécies ameaçadas do Michigan até ao final dos anos 90 do século passado, quando foi removido por ser considerado extinto na zona, explica Rustem. Os conservacionistas já tinham pedido ao Fish and Wildlife Service que volte a colocar o animal na lista de espécies ameaçadas de 2000 mas em Outubro último a agência governamental recusou estudar a situação. 

 

 

Saber mais: 

IUCN Red List of Threatened Species - Gulo gulo

ADW- Gulo gulo- Information

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com