2008-11-17

Subject: União Europeia altera regras de ameaça para as aves

 

União Europeia altera regras de ameaça para as aves

 

   

Uma arma fundamental na luta contra os crimes contra a vida selvagem pode ser perdida devido a alterações a alterações na política agrícola da União Europeia, alerta a RSPB.

Os proprietários de terras e os agricultores perdem, actualmente, o direito a fundos da União se utilizarem métodos não selectivos de controlo das populações de aves, como o envenenamento.

No entanto, a União Europeia quer quebrar a associação entre os pagamentos da Política Agrícola Comum (PAC) e as leis sobre a protecção da vida selvagem, situação que a RSPB considera especialmente danosa para a fauna selvagem escocesa.

O multi-milionário dono da conhecida propriedade Glenogil em Angus, John Dodd, teve recentemente um recorde de pagamentos associados à PAC retidos pelo governo escocês, depois de a polícia ter encontrado armadilhas envenenadas e pesticidas ilegais na propriedade em 2006.

No entanto, a RSPB alega que os estados-membros da União Europeia estão a tentar agilizar a PAC, cortando partes da política que consideram desnecessárias ou irrelevantes, no que intitularam "uma verificação da sua saúde".

O cumprimento cruzado, a designação dada à associação entre os pagamentos da PAC e as leis ambientais, está debaixo de escrutínio e a Comissão Europeia recomendou que a associação com o Artigo 8 da Directiva das Aves, que proíbe a utilização de métodos não selectivos de captura ou abate de aves, seja uma das removidas.

O Conselho de Ministros deve considerar esta e outras propostas ainda durante esta semana, pelo que a RSPB Scotland apelou aos governos escocês e inglês para que lutassem para que a associação fosse mantida.

 

Bob Elliot, chefe de investigação da RSPB Scotland, refere: "A perda desta opção de cumprimento cruzado seria um rude golpe para a protecção da vida selvagem no Reino Unido. É uma forte arma dissuasória no arsenal das autoridades."

"O envenenamento deliberado é uma das maiores ameaças às aves de rapina. Tivemos 37 casos confirmados pela Scottish Agricultural Science Agency de aves de rapina envenenadas só no ano passado e este ano já foram relatadas mortes associadas a uma mistura de pesticidas ilegal de águias de cauda branca."

Mandy Gloyer, chefe de política de utilização de terras da RSPB Scotland, comenta: "Todos os gestores de terras que recebem dinheiros públicos devem ser obrigados a garantir que as exigências legais são cumpridas nas suas propriedades."

"Mais de 500 milhões de libras de dinheiro dos contribuintes é entregue a proprietários de terras escoceses todos os anos logo parece razoável pedir-lhes que cumpram as suas obrigações na conservação e obedeçam às leis sobre os crimes sobre a vida selvagem." 

 

 

Saber mais:

RSPB Scotland

Portal do Governo Europeu

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008

Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com