2004-02-24

Subject: França bane insecticida após morte de abelhas

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

França bane insecticida após morte de abelhas

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

A França suspendeu na segunda-feira a venda de um insecticida que, alegadamente, estava a matar abelhas. 

O ministro da agricultura Herve Gaymard disse que os agricultores que usam insecticidas contendo o químico Fipronil poderiam gastar as suas reservas na próxima Primavera, mas as vendas foram suspensas hoje. Gaymard referiu que um relatório governamental não revelou qualquer risco para a saúde humana. 

O caso foi despoletado em 2001, quando apicultores descobriram que as suas abelhas estavam a morrer em números anormalmente altos. Uma associação de apicultores acusou o governo francês por ter tardado tanto a investigar as suas alegações. 

A suspensão das vendas surgiu assim que um juiz do sudeste do país iniciou uma acção legal contra uma subsidiária do gigante agro-químico alemão Bayer AG, alegando que esta vende o seu insecticida Regent TS contendo Fipronil sem a devida autorização. 

Um executivo de topo da Bayer CropScience France, Franck Garnier, foi colocado sob investigação, a apenas um passo de ser oficialmente acusado, por comercializar o produto, diz o advogado da companhia Olivier Baratelli. 

 

O juiz disse aos jornalistas que estava chocado pelo desrespeito pelas abelhas, que desempenham um papel crucial na polinização e produzem mel. Baratelli considera que a companhia sempre recebeu o que acreditava ser a adequada autorização para vender o insecticida. 

O jiuz Jean Guary, da região de Haute-Garonne, insistiu igualmente que a companhia era responsável pela destruição de propriedade privada (as abelhas) e alegou que o insecticida era perigoso para os animais e para o ambiente. 

Enquanto um estudo feito pela agência francesa para a qualidade alimentar já tinha estabelecido uma ligação entre o aumento da morte das abelhas e o uso do insecticida em 2002, o ministro da ecologia francês tinha considerado o estudo inconclusivo. 

 

 

Saber mais: 

Genoma da abelha decifrado

Alterações genéticas na vida das abelhas

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com