2008-08-25

Subject: Pegas conseguem reconhecer-se ao espelho

 

Pegas conseguem reconhecer-se ao espelho

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

As pegas são capazes de se reconhecer a si próprias ao espelho, descobriram os cientistas, a primeira vez que o auto-reconhecimento foi comprovado num animal  não mamífero.

Até há relativamente pouco tempo, os cientistas pensavam que os humanos eram os únicos a ter esta consciência de si próprios única. Actualmente já é sabido que a maioria dos chimpanzés e orangutangos são capazes de reconhecer os seus próprios reflexos. 

Algumas aves reagem quando lhes é mostrado um espelho mas não é claro se tal acontece porque sabem que estão a ver o seu reflexo, escreveram os investigadores alemães na última edição da revista Plos Biology.

Helmut Prior, da Universidade de Goethe em Frankfurt, realizou uma série de testes com cinco aves criadas à mão para tentar resolver este mistério.

Num teste os os investigadores colocaram autocolantes amarelos e vermelhos sobre as aves, em posições em que apenas poderiam ser vistos num espelho.

Ao observar os seus reflexos, as pegas ficaram focadas nos autocolantes e tentavam alcançá-los com as garras e os bicos. Em várias ocasiões, as aves foram bem sucedidas a remover os autocolantes, o que pôs fim ao comportamento.

 

Autocolantes pretos colocados no corpo das aves da mesma forma não provocavam o mesmo tipo de resposta e quando o espelho não estava presente as pegas nem reparavam nos autocolantes.

"Nós não pretendemos alegar que as nossas descobertas demonstram um nível de autoconsciência ou auto-reflexão como a típica dos humanos", escrevem os investigadores na revista Plos Biology.

"As descobertas demonstram, no entanto, que as pegas respondem aos testes da marcação e do espelho de uma forma que, até agora, apenas tinha sido observada em primatas e, pelo menos sugerida, em golfinhos e elefantes."

"Esta é uma capacidade espantosa que é pelo menos um pré-requisito para o auto-reconhecimento e pode desempenhar um papel no abarcar da perspectiva." 

 

 

Saber mais:

Elefantes não são enganados por espelhos

Uma grande macacada!

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com