2008-08-24

Subject: Golfinhos selvagens andam sobre a cauda

 

Golfinhos selvagens andam sobre a cauda

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

Um golfinho selvagem fêmea está aparentemente a ensinar outros membros do seu grupo a 'andar' sobre a cauda, um comportamento habitualmente apenas observado depois de treinos em cativeiro.

O grupo capaz de 'andar' sobre a cauda vive ao largo da costa australiana de Adelaide.

Um dos seus membros passou um curto período, após uma doença, num delfinário há 20 anos, local onde deve ter aprendido o truque que agora ensina.

Os cientistas que estão a estudar o grupo dizem que as lições de 'andar' sobre a cauda nunca tinham sido observadas antes, o que sugere que o hábito pode passar a fazer parte da "cultura" deste grupo.

"Por mais que tenhamos tentado, não conseguimos perceber porque motivo o fazem", diz Mike Bossley, da Whale and Dolphin Conservation Society (WDCS), um dos investigadores que tem vindo a seguir o grupo na zona do estuário de Port River.

"Temos vindo a realizar observações sistemáticas para determinar se existe alguma situação que desencadeie este comportamento mas até agora não descobrimos nada."

Na década de 80 do século passado, Billie, uma das fêmeas do grupo, passou algumas semanas num delfinário local a recuperar de má nutrição e doença, em consequência de ter ficado encurralada numa comporta da marina da zona.

No delfinário ela não recebeu qualquer tipo de treino mas é possível que tenha observado outros golfinhos a fazer o truque de 'andar' sobre a cauda.

 

Agora, outras fêmeas do grupo apanharam o mesmo hábito. Raramente foi observado na natureza logo é óbvia a inferência de que o aprenderam com Billie.

"Isto indica que os golfinhos aprendem uns com os outros, o que realmente não é uma surpresa, mas também parece que eles exibem elementos daquilo que os humanos intitulariam 'comportamento cultural'", explica Bossley.

"São coisas que os grupos desenvolvem e são passados entre os seus membros e acabam por definir cada grupo individualmente, como a linguagem ou a dança. Parece que entre os golfinhos de Port River podemos estar a assistir a uma incipiente cultura de 'andar' sobre a cauda."

A transmissão "cultural" de ideias e capacidades já foi bem documentada em primatas e os golfinhos que vivem ao largo da costa oeste da Austrália já se sabe que ensinam os jovens a utilizar esponjas como ajuda na recolha de alimento (ver Mães golfinho ensinam as filhas a usar ferramentas). 

 

 

Saber mais:

WDCS

Golfinhos têm nome próprio

Mães golfinho ensinam as filhas a usar ferramentas

Golfinhos desempenham tarefas definidas nas caçadas

Mães golfinho ensinam as filhas a usar ferramentas

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com