2008-07-02

Subject: Profundos problemas

 

Profundos problemas

 

 

Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

Um crescente número de espécies estão a migrar em resposta ao aquecimento global, organismos alpinos estão a ascender para maiores altitudes e animais estão a deslocar-se em direcção aos pólos.

Agora, um novo estudo sugere que, com a subida da temperatura da água do mar, muitos peixes podem optar por se deslocar para águas mais profundas e mais frias, em vez de se deslocarem para latitudes mais elevadas, como tinha sido antes previsto.

Investigadores liderados por Nicholas Dulvy, do Centro para o Ambiente, Pescas e Aquacultura de Lowestoft, Reino Unido, estudaram peixes no Mar do Norte, onde as temperaturas ao nível do fundo subiram 1,6ºC em 25 anos.

Analisaram dados recolhidos por operações de arrasto de investigação em larga escala para determinar alterações na distribuição geográfica de 28 peixes de fundo durante o último quarto de século. Descobriram que não é verdade universal que os peixes se tenham deslocado para norte.

Os investigadores relatam na revista Journal of Applied Ecology que em vez de irem para norte, muitas espécies buscaram águas mais profundas numa tentativa de continuar a viver à sua temperatura óptima.

Ao longo dos últimos 25 anos, os peixes do Mar do Norte mergulharam em média 9 metros, refere Dulvy. Algumas espécies, como o areeiro Lepidorhombus whiffiagonus, aprofundaram o seu habitat em 35 metros.

Devido ao facto de o fundo do mar não ser uniforme em profundidade, as alterações de temperatura estão a forçar os peixes de fundo a deslocar-se para novas localizações para que se consigam manter no mesmo clima subaquático. Este comportamento de busca da temperatura correcta está a conduzi-los em direcções diferentes.

Esta situação é semelhante à forma como as espécies alpinas estão a ser forçadas a seguir as suas zonas de temperatura preferidas montanha acima, explica Dulvy. Quando as temperaturas mais baixas se deslocam acima do cume estas ficam ficam sem habitat. “Não sabemos se os peixes também podem alcançar o 'topo da montanha' ou se serão capazes de continuar a ir cada vez mais fundo."

 

A grande questão é o significado destes resultados, diz o biólogo populacional Marcel Visser, do Instituto Holandês de Ecologia de Heteren. “Quanto é que estas espécies deviam realmente estar a mudar para compensar este aumento de temperatura? Estes resultados mostram que as espécies se estão a adaptar, o que seria bom, ou estão a mostrar que as alterações climáticas causam problemas até às espécies no mar?"

Alguns peritos não consideram os resultados bons de todo. “Se estas espécies continuam a ir mais fundo rapidamente vão bater no fundo, a zona sul do Mar do Norte não é lá muito profunda", comenta o oceanógrafo das pescas Brian MacKenzie da Universidade Técnica da Dinamarca em Charlottenlund.

Mesmo que as espécies se desloquem para norte, onde as águas são mais profundas, “os peixes vão ter sérios problemas com a diminuição da luminosidade, aumento da pressão e alteração dos habitats", salienta MacKenzie.

A subida das temperaturas não é a única pressão enfrentada pelos ecossistemas do Mar do Norte: a sobreexploração dos stocks é um problema muito grave. O próximo desafio será destrinçar os efeitos destes dois factores, diz o ecologista marinho Martin Edwards, da Sir Alister Hardy Foundation for Ocean Science de Plymouth, Reino Unido. “Determinar qual destes problemas está a causar qual dano vai ser muito desafiador."

Dulvy e a sua equipa já têm uma certeza razoável de que as alterações de profundidade não são resultado da pesca excessiva pois as espécies mais pescadas mudavam tanto de profundidade como as que não eram capturadas, mas todos concordam que é preciso explorar melhor estas duas ameaças e como elas estão a ameaçar as populações. 

 

 

 

Saber mais:

Marine Fish Conservation Network

Monterey Bay Aquarium- Seafood Watch Programme

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com