2004-02-17

Subject: Índia realiza censo de raros golfinhos do rio

News of the Wild

 

Bem-vindo(a) a mais uma edição do boletim informativo  News of the  Wild

Este boletim é mantido pelo site Born to be Wild, para que não esqueça o seu lado selvagem ...

 

Em destaque:

Índia realiza censo de raros golfinhos do rio

 

  Questões ou comentários para: borntobewild@clix.pt

Dê o site Born to be Wild a conhecer a um amigo!!

 

A Índia iniciou um censo dos golfinhos do rio, animais que enfrentam a extinção no sul da Ásia. O censo, o primeiro do seu género nas terras do delta das Sunderbans, no estado de Bengala, irá também abranger os estados vizinhos de Bihar e Assam.

Apenas restam 2 ou 3000 golfinhos do rio na Índia, uma queda abrupta dos milhares de indivíduos que aí sobreviviam apenas há um século, acreditam os conservacionistas. O colapso das populações tem sido atribuído à população, caça e às redes de pesca, em que os golfinhos ficam emaranhados e se afogam. 

Os caçadores furtivos matam os golfinhos do rio principalmente pelo seu óleo, que é usado pelos pescadores como isco, explicam os conservacionistas locais. 

A maioria dos golfinhos do rio são cegos, sendo a única espécie de animal que possui olhos sem cristalino. Movimentam-se através do lodo e lama do fundo do rio com a ajuda de um sofisticado sistema de sonar. 

A Índia realiza estes censos de golfinhos do rio uma ou duas vezes por ano nos estados de Bihar e Uttar Pradesh, explica Aniruddha Mookerjee, do Wildlife Trust of India (WTI), mas este será mais significativo pois é o primeiro nas Sunderbans, lar do famoso tigre de Bengala. Estes animais estão tão ameaçados como os tigres, senão mais. diz Subrata Pal Chowdhury, conservacionista do West Bengal Wildlife. Este censo irá revelar o real número de golfinhos que ainda vivem nos rios do leste da Índia. 

 

Os agentes de conservação locais estão a escrutinar o rio Ganges e o seu tributário Bhagirathi, em busca de golfinhos, utilizando equipamento sofisticado de captação de imagens fixo em embarcações. 

O World Wildlife Fund (WWF) considera que a presença de golfinhos num rio é indicação da existência de um ecossistema saudável. dado que o golfinho é o predador de topo do ecossistema aquático, a sua presença em números adequados simboliza o máximo de biodiversidade do rio. 

Os golfinhos do rio também podem ser encontrados na China, Brasil, Paquistão, Nepal, Myanmar e Bangladesh.

 

 

Saber mais: 

Whale and Dolphin Conservation Society

World Wildlife Fund-India

Wildlife Trust Of India

 

 

Comentar esta notícia           Imprimir

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja receber o boletim Born to be Wild clique aqui!!

Respeitar os animais é respeitarmo-nos a nós próprios!

@ Born to be Wild, 2004


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com