2008-05-11

Subject: Esperança com nascimento de crias de tigre na Índia

 

Esperança com nascimento de crias de tigre na Índia

 

  Dificuldades em visualizar este email?

Consulte-o online!

Catorze crias de tigre foram observadas numa reserva no noroeste indiano, relatam funcionários governamentais. Os avistamentos são um raro conjunto de boas notícias na luta para impedir o declínio do efectivo de tigres na Índia.

Funcionários governamentais no Parque Nacional de Ranthambhore no Rajastão dizem que as crias são de várias mães e têm sido observadas regularmente nos últimos meses.

O Parque Nacional de Ranthambore tinha apenas 32 tigres de acordo com a última contagem e a Índia deve ter cerca de metade do efectivo mundial de tigres, 1500 animais no total. Ainda assim, os conservacionistas alertam para a extinção eminente desta espécie se não forem tomadas medidas urgentes para a salvar.

O Parque de Ranthambore assistiu a uma forte redução do número de tigres desde 2004, altura em que uma contagem revelou 46 animais a viver no parque. As autoridades do parque estão agora a conduzir um novo censo e os número actualizados, que irão incluir as novas crias, devem ser conhecidos em Junho.

RS Shekhawat, director-adjunto de Ranthambore, referiu que o avistamento de novas crias "foi uma óptima notícia para todos nós". "Todo o crédito deve ir para ambos os governos, estatal e federal, as autoridades florestais e as populações locais por este desenvolvimento tão positivo."

Ranthambore cobre 392 quilómetros quadrados de floresta decídua que se estende por um terreno ondulante mas os funcionários florestais pretendem obter mais espaço para os tigres. "Estamos a estudar a expansão do habitat para a população de tigres porque o seu efectivo está a aumentar", diz Shekhawat.

No entanto, mais de 100 vilas e aldeias rodeiam o parque e quanto mais a população de tigres crescer maior será a probabilidade do surgimento de conflitos com humanos.

 

O coordenador estatal do Wildlife Trust of India, Mahendra Kachhawa, instou as autoridades a aumentar a segurança em redor do parque. "Todos sabemos que o parque é um alvo fácil para os caçadores furtivos."

O governo estatal do Rajastão está sob enorme pressão por parte do governo indiano para que tome medidas eficazes contra os caçadores furtivos.

Em 2005 foi anunciado que os tigres tinham sido completamente dizimados noutro parque no Rajastão, o Santuário Sariska, o que levou à criação de uma força de intervenção para o tigre indiano.

Os peritos em fauna selvagem receberam com agrado as últimas notícias, referindo que também tinham informação acerca de avistamento de crias de tigre noutras reservas.

"Ranthambore está de volta aos seus dias de glória na década de 80 e o segredo do sucesso é uma melhor gestão e muita protecção, nenhum dos quais existia antes", diz Belinda Wright, da Wildlife Protection Society of India (WPSI). "Pelo menos sabemos que os tigres não procriam quando são perturbados logo estamos a ver os resultados do muito trabalho que foi feito em Ranthambore."

Ranthambhore é uma atracção turística muito importante na zona, atraindo mais de 200 mil pessoas por ano, entre indianos e estrangeiros.

"Estamos muito felizes por termos observado as catorze crias de tigre no parque. Vai dar o exemplo para os outros parques e reservas e ajudar a economia local", comentou um habitante local. 

 

 

Saber mais:

Parque Nacional Ranthambore

Wildlife Protection Society Of India

Maior santuário de tigres indiano sob ameaça

Para onde foram os tigres indianos?

Tempo escasseia para os tigres

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008

Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com