2008-02-02

Subject: Último aceno da rã dourada

 

Último aceno da rã dourada

 

   

Uma equipa da BBC filmou pela primeira vez a rara rã dourada a acenar, lutar e cortejar parceiras.

A rã dourada do Panamá comunica através de suaves movimentos das mãos, como se fosse um polícia sinaleiro, um mecanismo que terá evoluído para ultrapassar o troar dos ribeiros de montanha e alcançar tanto rivais como parceiros.

Pouco tempo depois da série da BBC Life In Cold Blood ter realizado as filmagens, a rã teve que ser salva na natureza, devido à ameaça dos fungos quitrídios.

Hilary Jeffkins, produtora sénior do programa Life In Cold Blood, diz que o comportamento de polícia sinaleiro da rã dourada do Panamá era muito invulgar. "Normalmente as rãs coaxam para fazer passar a sua mensagem mas o local é demasiado barulhento. Assim, desenvolveram um outro tipo de mecanismo, acenam umas para as outras."

As rãs douradas do Panamá Atelopus zeteki foram filmadas numa localização remota da floresta tropical húmida do Panamá. Por essa altura já a população tinha praticamente desaparecido devido a um fungo que cresce sobre a pele dos anfíbios e os sufoca.

 

Por esse motivo, toda a equipa de filmagem foi cuidadosamente desinfectada para impedir que acidentalmente transportasse a doença, conseguindo capturar imagens únicas desta espécie na natureza.

Logo após o final das filmagens, em Junho de 2006, toda a zona foi dominada pelo fungo quitrídio e os cientistas foram forçados a retirar as poucas rãs que restavam na natureza e a mantê-las em cativeiro, para evitar que desaparecessem completamente.

Hilary Jeffkins acrescenta: "A espécie está agora extinta no Panamá, esta era uma das últimas populações que restava na natureza e deram o seu último aceno para o nosso programa."

O fungo quitrídio Batrachochytrium dendrobatidis é um dos maiores contribuidores para o declínio das populações de anfíbios de todo o mundo, estando mesmo a ameaçar muitas espécies de extinção. 

 

 

Saber mais:

Vídeo BBC da rã dourada

Esperança para anfíbios com descoberta sobre fungo assassino

Probióticos podem ajudar anfíbios

Anfíbios enfrentam futuro sombrio

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008

Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com