2008-01-16

Subject: Alimentos obtidos a partir de animais clonados considerados seguros

 

Alimentos obtidos a partir de animais clonados considerados seguros

 

   

Numa decisão há muito aguardada, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos anunciou que alimentos obtidos a partir de animais clonados e da sua descendência são seguros para consumo.

Ainda assim, o Departamento de Agricultura americano (USDA) instou os produtores a manter uma moratória voluntária sobre o comércio de alimentos obtidos a partir de animais clonados até que os reguladores possam determinar a melhor forma de os introduzir no mercado americano de carne e derivados do leite.

O pedido não reflecte qualquer outro tipo de preocupação acerca da segurança dos alimentos, diz Bruce Knight, subsecretário do USDA para os programas de comércio e regulação. “O USDA apoia completamente e concorda com a avaliação da FDA", diz ele. “Estes produtos não são diferentes de alimentos obtidos de animais criados de forma tradicional."

Representantes da industria da biotecnologia louvaram a decisão da FDA e desvalorizaram a moratória. Mark Walton, presidente da companhia do Texas de clonagem animal ViaGen, diz que o pedido do USDA terá pouco impacto na industria porque se aplica aos próprios clones e não à sua descendência. Os animais clonados consideram-se demasiado caros para serem usados directamente como alimento, logo serão antes usados para a procriação. “Esses animais não se destinam ao mercado, logo não se trata de uma questão significativa."

A decisão da FDA chega cerca de um ano depois de ter emitido um rascunho de uma avaliação de segurança, em que concluiu que os produtos de animais clonados não são diferentes dos obtidos a partir de animais tradicionais. A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA) chegou à mesma conclusão num relatório preliminar posto a análise pública na semana passada.

Tanto a AESA como a FDA afirmam nas suas avaliações que a sua análise foi baseada apenas em critérios científicos e não levam em linha de conta factores éticos.

O relatório da FDA não encontrou diferenças no conteúdo nutricional de alimentos obtidos a partir de animais clonados e de animais tradicionais. A agência também não encontrou evidências de problemas de saúde nos animais clonados, com a excepção de bezerros clonados recém-nascidos. Os bezerros são frequentemente pouco saudáveis logo após o nascimento mas normalmente recuperam no espaço de semanas.

 

O problema também se encontra em bezerros nascidos através de outras técnicas de reprodução assistida e não coloca qualquer tipo de ameaça ao fornecimento de alimentos, diz Stephen Sundlof, director do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA.

Apesar da confiança da FDA, os agricultores e os legisladores já expressaram preocupação com a ameaça que alimentos obtidos a partir de animais clonados podem ser para o mercado de carne e derivados de leite americano. Estudos anteriores descobriram que perto de dois terços dos americanos se sentem desconfortáveis com a ideia da clonagem animal. A FDA não irá, no entanto, exigir que os alimentos de animais clonados sejam devidamente rotulados.

O congresso tinha instado a FDA a adiar a sua decisão até novos estudos. A senadora Barbara Mikulski do Maryland rapidamente condenou a decisão da FDA, citando preocupações de segurança económica e alimentar. “A FDA actuou de forma inconsciente e estou profundamente desapontada com a sua pressa em aprovar alimentos clonados", disse ela numa declaração.

Sundlof diz que não seria de esperar que todos concordassem com as conclusões da FDA. “Nós reconhecemos e respeitamos que ainda que alguns possam aceitar a ciência, não se sintam confortáveis com a nossa decisão. O mandato da FDA, no entanto, é tomar decisões baseadas na ciência e nos dados disponíveis." 

 

 

Saber mais:

FDA - clonagem animal

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar

Animal Biotechnology - Science based concerns

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!

simbiotica.org  |  Arquivo Comentar  |  Busca Contacte-nos  |  Imprimir  |  @ simbiotica.org, 2008

Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com