2008-01-09

Subject: Jardim zoológico vai criar ursinho polar à mão

 

Jardim zoológico vai criar ursinho polar à mão 

 

   
Polar bear Vera and cub, 8 January 2008
Vera foi filmada a transportar a sua cria no seu recinto

Um jardim zoológico alemão concordou, depois de alguma polémica, em criar à mão um ursinho polar devido ao receio que a sua mãe o maltrate.

A decisão surgiu depois de a sua mão ursa, Vera, ter sido filmada a transportar a cria nas mandíbulas pelo seu recinto no jardim zoológico de Nuremberga.

A situação surge no meio de receios de que a outra ursa polar do jardim, Vilma, já tenha morto e devorado as suas duas crias recém-nascidas.

Inicialmente, os tratadores do jardim zoológico tinham decidido não perturbar Vera e Vilma e as suas crias, mesmo se as mães as rejeitassem, deixando as crias morrer naturalmente se assim fosse caso. No entanto, acabaram por anunciar ontem que iriam começar a dar biberão à cria de Vera.

"A segurança do jovem animal é agora a nossa primeira prioridade", diz o director-adjunto do jardim zoológico Helmut Maegdefrau.

O jardim zoológico referiu em comunicado que pretende evitar a todo o custo uma repetição da já chamada "Knut mania", a desenfreada popularidade surgida com a alimentação à mão de um outro ursinho polar no jardim zoológico de Berlim, no ano passado.

Knut também foi rejeitado pela sua mãe mas o jardim zoológico de Berlim tomou imediatamente a decisão de o alimentar à mão. Desde então, Knut tornou-se uma celebridade mundial, com um blog e um programa de televisão próprios.

 

Mas o jardim zoológico de Nuremberga já começou a enfrentar as críticas por não ter intervindo atempadamente para ajudar as crias de Vilma.

O caso está a reacender o debate sobre se as crias rejeitadas pelas mães devem ou não ser salvas ou se se deve deixar a natureza seguir o seu curso. Muitos argumentam que se estas crias fossem deixadas morrer, as mães teriam muito maior probabilidade de criar futuras crias com sucesso.

O director do jardim zoológico Dag Encke refere que as crias de Vilma, que pensa terem sido um casal, podem ter nascido enfermos e nesse caso é frequente que os ursos polares as matem e devorem. 

 

 

Saber mais:

Vídeo de Vera e as crias

YouTube - The cute Knut

Decisão sobre estatuto do urso polar adiada

Ursos polares morrem em anos de degelo precoce

Ursos polares afogados preocupam investigadores

Estudo sobre ursos polares relembra perigo de alterações climáticas

Habitat do urso polar ameaçado

 

 

Recebeu este boletim através de um amigo??

Faça a sua própria subscrição aqui!!

Se não deseja voltar a receber o boletim News of the Wild clique aqui!!


Return to Archives

Newsletter service by YourWebApps.com